Entidades indicam representantes nas comissões Especial e de Ética

Thompson Mariz e Edilson Amorim declaram candidatura e solicitam afastamento a partir do dia 6 de outubro

Em reunião extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, nesta quinta-feira, 25, as representações da comunidade universitária da UFCG indicaram os nomes que irão compor as comissões Especial e de Ética, responsáveis pela coordenação e supervisão da consulta eleitoral que irá subsidiar a escolha de reitor e vice-reitor da instituição.

As associações de docentes – ADUFCG, ADUFCG-Patos e ADUC (Cajazeiras) –, em acordo, dividiram as indicações entre titulares e suplentes; os sindicados dos técnico-administrativos – SINTESP-CG e SINTESUFCG - após um embate sobre a legitimidade de representação, cada um reivindicando para si o direito exclusivo de indicação, tiveram suas designações individuais levadas à votação. Como única entidade estudantil representativa, os nomes sugeridos pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) foram consensuais.

Os nomes referendados se juntam aos outros membros já escolhidos pelo Conselho Pleno em reunião ordinária, no último dia 15. As composições das comissões serão publicadas pela Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores (Sods), tão logo as portarias sejam assinadas pelo reitor.

Inscrições das chapas

Começam na próxima segunda-feira, 29, as inscrições das candidaturas à eleição de reitor e vice-reitor da UFCG. Para postularem ao registro de seus nomes, os professores que irão compor a chapa eleitoral devem ser integrantes do magistério superior, em efetivo exercício na universidade e atender às exigências legais para composição da lista tríplice.

Até o dia 3 de outubro, prazo final para as inscrições, no ato da inscrição, na Sods, as candidaturas devem apresentar os respectivos currículos dos candidatos, carta-programa e declaração de aceitação dos termos eleitorais, além de comprovante de desincompatibilização temporária dos cargos administrativos por, pelo menos, 30 dias antes da consulta à comunidade universitária, marcada para o próximo dia 5 de novembro.

Oficialização da candidatura à reeleição

Na pauta da reunião desta quinta-feira, 25, também constavam os requerimentos do reitor Thompson Mariz e do vice-reitor Edilson Amorim solicitando afastamento da Reitoria, a partir do dia 6 de outubro, para participarem da consulta eleitoral. Foi a primeira vez que os gestores da instituição declararam publicamente a pretensão de continuarem no leme administrativo da UFCG.

Nestes 30 dias de afastamento dos “candidatos” - por férias adquiridas (15 dias de 2007 e 15 dias de 2008) -, quem assumirá o exercício da Reitoria será o pró-reitor de Gestão Administrativo-Financeira, Alexandre Gama, por ser o ordenador-substituto, por atribuição de competência, conforme a Portaria Nº 87, de 15 de agosto de 2008.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 25/09/2008