Capacitação tecnológica de 14 instituições será liderada pela UFCG

Objetivo é permitir a implantação de núcleos de desenvolvimento de circuitos integrados em várias partes do país

Depois do sucesso alcançado com o desenvolvimento do chip MPEG4 – o mais complexo já desenvolvido por uma instituição brasileira - no âmbito da Rede Brazil IP, do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Laboratório de Arquiteturas Dedicadas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) assumiu a missão, juntamente com a UFPE, de disseminar o conhecimento adquirido para outras 14 instituições de ensino superior.

“Os trabalhos, envolvendo 16 equipes, tiveram início na semana passada, em Pernambuco”, informa o professor Elmar Melcher, que coordena o projeto na UFCG e comanda o treinamento, juntamente com os alunos Jorgeluis Andrade e Anderson Pablo.

A idéia é que, num prazo máximo de dois anos, as equipes estejam aptas a desenvolverem seus próprios projetos. Os treinamentos duram, em média, cinco dias, e o próximo será realizado em Campina Grande, provavelmente no início de dezembro.

A Rede Brazil IP (Brazil Intelectual Property) é um consórcio de laboratórios e universidades brasileiras criado para produzir, estruturar e confeccionar circuitos integrados, circuitos VLSI e IP Cores, com financiamento do MCT.

Implantada em 2001, a rede era composta por oito universidades brasileiras: UFCG, USP, UFMG, UFPE, UnB, UFRGS, PUCRS e Unicamp, sendo que apenas a UFCG, a UFPE e a Unicamp concluíram a segunda fase do projeto, que consistia no desenvolvimento dos circuitos integrados (chips) propriamente ditos.

“Cada uma das três universidades ficou responsável pelo desenvolvimento de um circuito integrado específico, cabendo à Unicamp o decodificador de áudio MP3, à UFPE a unidade de processamento dedicado 8051, e à UFCG o componente mais complexo de todo o sistema: o decodificador de vídeo MPEG-4”, explica Melcher.

O sucesso do chip deu às equipes da UFCG, UFPE e Unicamp o título de melhor projeto técnico-científico de todo o país, pelo CNPq, em 2005, e o prêmio Best Design IP/SoC Conference, em conferência internacional realizada na França, em 2006.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 29/09/2008