Coordenadores das licenciaturas da UFCG se reúnem com Secretário de Educação do Estado para firmar parcerias

Preocupados com a formação dos professores da Educação Básica na Paraíba, coordenadores de cursos de licenciaturas da UFCG reuniram-se na manhã desta terça-feira, 30, no campus Campina Grande, com o secretário da Educação do Estado, Neroaldo Pontes, com o intuito de firmar parcerias que possam viabilizar a realização de cursos para profissionais que estão em salas de aula sem formação acadêmica.

Reuniões como a ocorrida com a UFCG também serão realizadas com as universidades Federal (UFPB) e Estadual da Paraíba (UEPB) e o Cefet -PB,  com o mesmo propósito. “Nosso objetivo é formar todos os professores de Educação Básica no Estado, que infelizmente não concluíram uma licenciatura”, frisou Neroaldo. Hoje, conforme o secretário, o Brasil tem déficit de 250 mil professores sem formação pedagógica.

Na Paraíba, os dados estão sendo levantados pelas 23 micro-regiões de Ensino, em todos os 223 municípios. “Nós não sabemos quantos professores estão nessa situação, mas podemos afirmar que nas menores cidades paraibanas, esse é um fato comum”, disse Neroaldo. A coordenadora de Programas e Estágios da UFCG, Betânia Maria de Oliveira, revelou que a Universidade tem interesse em contribuir com a iniciativa da Secretaria Estadual de Educação.

Três reuniões já aconteceram com o secretário e as quatro instituições. Agora, ele está visitando particularmente todas elas para conversar com os coordenadores e diretores dos cursos e discutirem as propostas de cada uma. Só após o levantamento feito por cada instituição, apontando o que  cada uma pode oferecer em termos de licenciaturas, a Secretaria de Educação do Estado formatará um projeto único e o encaminhará para o Ministério da Educação (MEC), para a aprovação.

O projeto idealizado pela Secretaria de Educação estadual conta com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), que tem interesse em formar todos os professores (sem licenciaturas) em todos os municípios brasileiros. Na Paraíba, as micro-regiões de Ensino estão trabalhando juntamente com as prefeituras, fazendo o levantamento desses números. Para ter acesso ao processo de formação, cada município terá que confirmar o apoio na inclusão dos cursos.

A idéia é que as vagas para esse grupo de pessoas já estejam disponíveis no Vestibular 2010 de cada instituição parceira. Caso haja sobra de vagas nos cursos de  licenciaturas no concurso de 2009, poderão ser feitos vestibulares especiais destinados aos professores ‘leigos’. Os cursos que serão oferecidos pela UFCG ainda estão sendo avaliados pela instituição. O sistema funcionará nos moldes parecidos com o PEC-RP.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 30/09/2008