UFCG inaugura instalações no campus Cuité e recebe doação de terreno

A área cedida, de 73 hectares, será destinada à implantação do Horto Florestal Olho D’Água da Bica

Na manhã desta quinta-feira, 2, o prefeito de Cuité, Antônio Medeiros Dantas, assinará o Termo de Doação de uma área de 73 hectares ao Centro de Educação e Saúde da UFCG. A área cedida será destinada à implantação do Horto Florestal Olho D’Água da Bica. No mesmo dia, o CES também receberá duas novas instalações, a Central de Aulas II e a Central de Laboratórios da Unidade Acadêmica de Educação, que serão inauguradas pelo reitor Thompson Mariz.

A Central de Aulas II funcionará no Bloco I e será mais um espaço para o desenvolvimento das atividades de ensino do CES. A Central de Laboratórios I dará suporte às atividades de ensino e pesquisa dos cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia, da Unidade Acadêmica de Educação.

O Horto Florestal tem uma área de 73 hectares e constituirá ferramenta fundamental para o ensino, pesquisa e extensão do Centro de Educação e Saúde, pois será utilizado para fins educacionais e científicos, beneficiando não só os alunos do Centro, bem como alunos das escolas da região, além de outras universidades paraibanas.

A doação do terreno à UFCG foi aprovada em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Cuité, no dia 1º de março. Os vereadores receberam o Projeto de Lei nº 646/2007 do prefeito do município Antônio Medeiros Dantas e não impuseram resistência quanto ao projeto o que resultou numa votação unânime.

O Horto será um espaço para o desenvolvimento de pesquisas, pois sua área é um laboratório ao ar livre para os cursos de Biologia, Química e Física. Além de servir o desenvolvimento de atividades acadêmicas, o Horto Florestal, também terá fins recreativos e turísticos, contribuindo para geração de emprego e renda para a população local.

(Rosenato Barreto, da SPE/UFCG)

Data: 01/10/2008