Projeto da UFCG realiza homenagem ao Dia Internacional do Idoso

As comemorações aconteceram nesta quarta-feira,1º, no Instituto São Vicente de Paula

Professores e alunos do projeto Universidade e Relações Intergeracionais: comunidade, asilos e instituições públicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizaram nesta quarta-feira, 1º, no Instituto São Vicente de Paula, programação em comemoração ao Dia Internacional do Idoso – que faz parte do calendário de celebrações especiais da Organização das Nações Unidas (ONU).

Momento artístico-cultural, descontração, lanches e distribuição de presentes para os residentes e servidores do asilo fizeram parte da programação elaborada pelo projeto, que integra o Programa Interdisciplinar de Apoio a Terceira Idade (Piati/UFCG). O São Vicente de Paula abriga atualmente 72 idosos.

O crescimento da população de idosos é um fenômeno mundial

Para a ONU, o envelhecimento da população significa uma possibilidade de amadurecimento dos atos e das relações sociais, econômicas, culturais e espirituais da humanidade. Palavras como independência, participação, cuidado, auto-satisfação, possibilidade de agregar novos papéis e significados para a vida na idade avançada são, resumidamente, palavras-chave dentro de qualquer política destinada aos idosos, em qualquer parte do mundo.

No Brasil, ainda há muita desinformação, preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade. Os idosos brasileiros vivem graves problemas como a desvalorização de aposentadorias e pensões, depressão, falta de assistência e de atividades de lazer, abandono em hospitais ou asilos e o difícil acesso aos planos de saúde. Em 15 anos, segundo a organização, o Brasil será o sexto país com o maior número de idosos no mundo.

A ONU divide os idosos em três categorias: pré-idosos (entre 55 e 64 anos), os idosos jovens (entre 65 e 79 anos ou 60 e 69 anos, para quem vive na Ásia e na região do Pacífico) e idosos avançados (com mais de 70 ou 80 anos).

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 01/10/2008