Design Emocional é tema de curso de Especialização no Paraná

Professor da UFCG ministrará módulo Semântica do Produto

Numa desmonstração de que o Brasil já começa a despertar para a importância de uma nova concepção do design, está sendo ministrado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o primeiro curso de Especialização em Design Emocional do país.

Segundo o professor Wellington Gomes de Medeiros, da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Design Emocional já é reconhecido na Europa e nos EUA como um dos paradigmas do design contemporâneo.

“Ele considera como importantes não apenas a funcionalidade e usabilidade dos produtos, mas também outros aspectos subjetivos que participam da interação usuário-produto”, explica Wellington, que ministrará a disciplina Semântica do Produto, na especialização, em janeiro próximo.

Um dos maiores pesquisadores sobre o tema no país, Wellington também participou do primeiro livro brasileiro sobre design emocional: Ergonomia, Design,Emoção, lançado recentemente.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 02/10/2008