Projeto Rondon na Paraíba será sediado na UFCG

No próxima quarta, dia 8, haverá apresentação do projeto e inscrição de voluntários no campus Campina Grande

Já são 53 os estudantes universitários da Paraíba oficialmente comprometidos com a implantação do Projeto Rondon no estado, dispondo-se a realizar atividades voluntárias de atendimento a comunidades carentes em regiões remotas do país.

Duas reuniões informativas já foram realizadas, ambas na cidade de Patos, sendo uma no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da UFCG, que sediará o projeto no estado, e outra na Faculdade de Direito (FADIR) das Faculdades Integradas de Patos (FIP).

“Mais de 90% das pessoas presentes às duas reuniões eram estudantes, o que nos leva a solicitar aos professores uma maior participação. Afinal, trata-se de uma atividade de extensão”, observa o professor Carlos Roberto de Lima, da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal da UFCG, um dos coordenadores do projeto.

A próxima reunião informativa está agendada para a terça-feira, 7 de outubro, às 17h, no campus da UEPB em Patos. Na quarta, dia 8, a apresentação ocorrerá no campus da UFCG em Campina Grande, em horário e local ainda não definidos.

“A apresentação será aberta a professores e estudantes das demais instituições de ensino superior de Campina Grande, bem como membros da sociedade civil organizada que tenham interesse em interagir com o Projeto Rondon PB”, destacou Carlos Roberto.

A Assembléia de Fundação do projeto está marcada para o dia 16 de outubro, às 19h, no auditório Professor Paulo Facin, no campus da UFCG em Patos.

O Projeto Rondon PB será uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) ligada à Associação Nacional dos Rondonistas. As ações serão desenvolvidas por meio de convênio firmado com os ministérios da Defesa e da Educação.

Hoje, o Projeto Rondon é formado por  25 organizações da sociedade civil  e desenvolve inúmeras atividades pelo País, com o objetivo de mobilizar a juventude universitária e despertar nela, uma consciência crítica sobre as diversas realidades nacionais, sempre em estreita articulação com as Instituições de Ensino Superior, os três níveis de governo e a sociedade civil.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 05/10/2008