topo_cabecalho
Governador da Paraíba nomeia membros do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia

SBPC faz parte do Conselho; Na ocasião, Cássio Cunha Lima também desapropriou terreno para construção do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo

O governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, assinou na manhã desta quinta-feira, o Ato Governamental que nomeia os membros que irão compor o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CECT). O documento foi assinado durante a solenidade de desapropriação do terreno para construção do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (CITTA), em Campina Grande.

O Conselho será formado por 15 membros, sendo representantes do Poder Executivo Estadual, Poder Executivo Municipal, Poder Legislativo, de Institutos de Pesquisa e de Instituições Educativas de Formação Científica e Tecnológica,

Representantes de Associações Acadêmicas e Científicas, e Representantes de Entidades Sindicais Patronais e de Trabalhadores. Após a assinatura do governador o ato governamental foi encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado. Além do governador assinaram o documento a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, Maria José Lima da Silva, e a diretora da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Francilene Garcia, e outras autoridades presentes.

O Conselho está assim formado: representando o Poder Executivo Estadual, estão a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente - Titular: Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro (secretário) e Suplente: Maria José Lima da Silva (presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Fapesq; Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão - Titular: Franklin de Araújo Neto e Suplente: Marilo Costa; Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico - Titular: Roberto Magno Meira Braga e Suplente: Francisco Fabrício de Oliveira.

Representando Institutos de Pesquisa e de Instituições Educativas de Formação Científica e Tecnológica, os quais desenvolvam programas ou atividades de pesquisa e tecnologia no Estado: Universidade Federal da Paraíba - Titular: Isac Almeida de Medeiros e Suplente: Carlos Antônio Cabral dos Santos; Universidade Federal de Campina Grande - Titular: Romildo Pereira Brito e Suplente: João Marques de Carvalho; Universidade Estadual da Paraíba - Titular: Eduardo Barbosa Beserra e Suplente: Célia Regina Diniz.

Representando Associações Acadêmicas e Científicas, de categorias profissionais ligadas à Ciência e à Tecnologia: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC/PB - Titular: Josemir Camilo de Melo e Suplente: Rômulo Raimundo Maranhão do Valle; Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - PaqTc/PB - Titular: Francilene Procópio Garcia e Suplente: Maristela Alves da Silva; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE/PB - Titular: Pedro Aurélio Mendes Brito e Suplente: Fernando Ronaldo Garcia de Araújo.

Representando Entidades Sindicais Patronais e de Trabalhadores: Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba - FAEPA - Titular: Mário Antônio Pereira Borba e Suplente: Sérgio Ricardo Gouveia Martins; Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP - Titular: Maria Gricélia Pinheiro de Melo e Suplente: Patrícia de Castro Almeida Ventura; Central Única dos Trabalhadores - CUT/PB - Titular: José de Arimatéia Rodrigues França e Suplente: Luis Silva.

Representando o Poder Legislativo Estadual: Titular: Ricardo Barbosa e Suplente: Ataídes Mendes Pedrosa. Representando o Poder Executivo Municipal: Prefeitura Municipal de João Pessoa - Titular: Iedo Leite Fontes e Suplente: José Roberto Soares do Nascimento; Prefeitura Municipal de Campina Grande: Titular: Emir Candeia Gurjão e Suplente: Rogério Silva Bezerra.

Na mesma ocasião, o governador Cássio Cunha Lima assinou o Protocolo de Intenções do governo do Estado para desapropriação dos galpões da Limoeiro Malhas, onde será instalado o Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (CITTA).

O empreendimento, fruto de negociações da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) com o Governo do Estado, será construído numa área de aproximadamente 2 hectares, no bairro de Bodocongó.

A previsão é de que o CITTA gere cerca de 500 postos de trabalho altamente qualificados, um investimento na ordem de R$ 14 milhões - através da Finep com o Programa Primeira Empresa (Prime), e instalação de empresas âncoras do porte da Nokia, Accenture, HP, Nokia, CPMBraxis e do Instituto Von Braun.

Segundo afirmou o governador na solenidade, o governo do Estado está investindo mais de R$ 2 milhões só na desapropriação do terreno. A expectativa é de que as empresas instaladas no Centro Tecnológico estejam em pleno funcionamento nos próximos seis meses. A expectativa é receber no local entre 20 a 40 empresas de inovação tecnológica.

É mais um passo importante para a consolidação do pólo tecnológico de Campina Grande, citou o governador.

A diretora da Fundação Parque Tecnológico, Francilene Garcia, enalteceu o ato do governador, que "concretiza e consolida uma série de atividades em beneficio da Ciência e Tecnologia do Estado".

O governador elogiou Telmo Araújo, falecido este ano e homenageado dando nome ao centro de inovação, citando-o como grande indutor de inovação e tecnologia, que projetou Campina Grande e a Paraíba no cenário nacional com suas iniciativas. "Telmo Araújo foi o grande idealizador deste sonho que hoje estamos concretizando", salientou.

(SBPC, com informações da Assessoria de Comunicação da Fapesq)


Data: 03/10/2008