Implantação de Mandalla é discutida em reunião no campus da UFCG em Cuité

Aconteceu na última quarta-feira, dia 1º, no Centro de Educação e Saúde da UFCG, campus Cuité, uma reunião para discutir a implantação do Projeto Mandalla naquele centro. Participaram professores, servidores técnicos-administrativos e alunos. Na oportunidade, Willy Pessoa Rodrigues, fundador e presidente da Agência Mandalla, apresentou dados sobre o projeto e como se dá seu funcionamento.

O Projeto Agência Mandalla é uma metodologia para transformar a agricultura familiar em um negócio economicamente rentável e ambientalmente sustentável. Consiste na instalação de um grande círculo com área de 50 X 50 metros, distribuídos em nove círculos menores, onde são cultivados frutas, verduras e legumes, sem uso de agrotóxico.

No centro, onde é instalado um tanque circular com 3 metros de raio e 1,80 metros de profundidade, capaz de armazenar até 30 mil litros de água, onde é possível criar peixes, patos ou marrecos. Há ainda a possibilidade de se criar, entre os círculos, galinhas ou codornas que irão auxiliar na aração e extermínio de ervas daninha. No Centro da mandalla há uma pirâmide hexagonal que sustenta a linha de distribuição da água, que auxilia na irrigação.

O projeto ganhou visibilidade nacional por ganhar alguns prêmios, como: o Prêmio Inovação em Sustentabilidade, do Instituto Ethos; o Certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil e Empreendedor Social, da Ashoka e McKinsey.

A implantação da Mandalla no CES irá proporcionar aos alunos e professores a vivenciar de forma efetiva a sustentabilidade do meio ambiente, de forma a se aproveitar todos os recursos naturais sem desperdício. Apesar de a implantação ser um desafio, pois o terreno do campus não é plano. O projeto já conta com a adesão da direção do centro, de alunos, professores e funcionários interessados no tema sustentabilidade.

(Luciana Macedo Teixeira – CES/UFCG)

Data: 06/10/2008