Escritora lança dois livros nesta quinta na UFCG

Solidão Equilibrista e Brasileiros nos Estados Unidos serão apresentados no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, no campus Campina Grande

“Um filho de uma parte que não quer mais negociar com aquela que está sempre em fuga da literatura e se abriga, medrosa, nos relatos antropológicos e noutras formas de escrita”, foi uma das expressões utilizadas pela autora do livro Solidão Equilibrista, Bernadete Beserra, ao falar sobre o rebento que será lançado nesta quinta-feira, dia 9, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A obra traz poemas que, segundo a autora, são reflexos de inquietações. “Quando me apaixonei por livros, em querer escrevê-los – acho que desde que comecei a lê-los – queria recontar as estórias lidas porque nunca me conformava com os seus finais ou algum dos seus desenvolvimentos. E isso faz muito tempo. Eu comecei a sonhar e viver esse mundo antes de qualquer consciência sobre o mais concreto ao meu redor”.

Outro lado, outro livro

Ao mesmo tempo, a poetisa Bernadete Beserra lançará o livro Brasileiros nos Estados Unidos, fruto de sua tese de doutorado, que trata da desigualdade e da luta de brasileiros que vão aos Estados Unidos “em busca de um conto de fadas, e desmistifica o tabu do sonho americano”.

Publicado primeiro nos Estados Unidos (Brazilian Immigrants in the United States: Cultural Imperialism and Social Class), trouxe a reflexão íntima do como “primeiro a antropóloga e depois a escritora? O meu lado mais literário sentia-se meio traído”.

Bernadete Beserra é professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). A autora e as obras serão apresentadas pelos professores Marcos da Costa Agra e Lúcia Couto, às 19h30min, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, do Centro de Humanidades, no campus Campina Grande.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 08/10/2008