UFCG é destaque no Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante

Engenharia Elétrica, Computação e Matemática, com cinco estrelas, e Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia Química e Meteorologia, com quatro, brilharam na avaliação

Novamente a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é destaque nacional. Desta vez, são os conceitos de seus cursos de graduação que consolidam a instituição como uma das mais importantes do país. Engenharia Elétrica, Computação e Matemática obtiveram 5 estrelas, pontuação máxima do Guia do Estudante da Editora Abril, que ranqueia As Melhores Universidades do País. Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia Química e Meteorologia receberam 4 estrelas.

A solidificação do conceito da UFCG no cenário nacional é o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelas coordenações de graduação dos seus cursos, que vêm aperfeiçoando suas dinâmicas e promovendo linhas cada vez mais interativas entre o ensino, pesquisa e extensão. Para o pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, tais elementos básicos geram amplitude nacional. “Que, somados às políticas de capacitação dos docentes e ao apoio institucional aos projetos das unidades acadêmicas, garantem sucesso em qualquer avaliação”.

Elétrica

O coordenador de Engenharia Elétrica, Mário Araújo Filho, disse que as cinco estrelas reafirmam a graduação do curso entre as melhores no país. “Em sucessivas versões do exame nacional, Elétrica sempre figura em patamares superiores de desempenho entre os demais, de todo o Brasil”. Para ele, essa confirmação delineia o perfil qualitativo do curso e reconhece o excelente desempenho cotidiano e permanente dos docentes e técnico-administrativos nele envolvidos.

Matemática

“Espero que continuemos assim, no mesmo patamar, alcançando o topo nas avaliações às quais nosso curso seja submetido. Nosso conceito de excelência é histórico. Desde o tempo do Provão temos conquistado os melhores resultados”, comentou a coordenadora de graduação do curso de Matemática, Rosana Marques da Silva.

Computação

Na mesma linha de avaliação, segue o coordenador de Computação, Dalton Serey, acrescentando que todo esse destaque traduz o esforço na condução do aprendizado, na valorização das parcerias e o comprometimento dos que fazem o curso, em todos os sentidos.

Quatro estrelas

Meteorologia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas e Engenharia Química também se destacam no cenário nacional dos melhores cursos de graduação. “Pequenos detalhes e ajustes vêm sendo feitos pelas coordenações desses cursos para que eles cheguem ao topo dessa constelação”, disse o pró-reitor de Ensino, explicando que, se houvesse uma escala intermediária, na classificação, ambos estariam quase preenchendo a quinta estrela.

Engenharia Agrícola, também com conceito 4 no ano passado, ainda não recebeu o certificado com sua avaliação. A expectativa da coordenação é de que, no mínimo, o conceito continue. Engenharia Mecânica, Física e outros cursos que obtiveram 3 estrelas esperam reluzirem ainda mais este ano. A expectativa é grande, diz João Batista da Costa, coordenador de Mecânica, mesmo se dizendo temeroso quanto ao curso não constar na lista este ano, por problemas no envio dos questionários.

(Marinilson Braga, Ascom/UFCG)

Data: 13/10/2008