D I A D O P R O F E S S O R

No dia 15 de outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila, D. Pedro I sancionou o Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, determinando que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Em 1947, 120 anos após a publicação daquele Decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor. A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal Nº. 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Embora a idéia inovadora e revolucionária, para a época, contida no Decreto Imperial de 1827 – descentralização do ensino, matérias básicas a serem ensinadas, contratação e salários de professores – ainda não se tenha realizado em sua plenitude, a educação nacional muito melhorou, desde então, e os professores merecem todo o mérito e respeito pela construção desta melhoria.

No nosso contexto particular, comemoramos este 15 de outubro com a Universidade Federal de Campina Grande classificada em quinto lugar entre as melhores do Nordeste. Tal conquista talvez seja uma surpresa para a comunidade acadêmica ou para os órgãos e agências de avaliação do ensino superior, no âmbito nacional. Mas a nós não surpreende! Sabemos do esforço realizado para ser a melhor universidade do Estado da Paraíba e a quinta melhor do Nordeste!

Parabéns a todos os professores da UFCG, sem cuja sinergia e força motriz não haveria vitória a ser comemorada!

Campina Grande, 15 de outubro de 2008

A Reitoria