Petrobras busca novas parcerias com a UFCG

Pesquisas envolverão diversas unidades acadêmicas

Uma equipe técnica da Petrobras esteve nesta quinta-feira, 16, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), buscando ampliar a colaboração da universidade no desenvolvimento de linhas de pesquisa da empresa. Pela manhã, o coordenador-executivo das redes temáticas de Simulação e Gerenciamento de Reservatório de Petróleo (Siger), Renato Corsani, apresentou a estrutura e funcionamento das redes temáticas.

Corsani falou que os projetos devem promover benefícios amplos, resultando em crescimentos significativos na academia, empresa e país. “São pesquisas de longa duração, para 20 anos, uma excelente oportunidade que não sabemos quando se repetirá”. São estudos nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Gestão e formação de Recursos Humanos, em 38 redes temáticas e para sete núcleos regionais.

No auditório da Secretária dos Órgãos Deliberativos Superiores (Sods), na Reitoria, durante toda manhã, técnicos da Petrobras apresentaram temas de pesquisas (Reservatório, Geologia e Geofísica) e coordenadores das unidades acadêmicas das engenharias Mecânica, Minas, Química e de Materiais, como o de Matemática, expuseram as linhas de pesquisas e suas potencialidades.

Estudos desenvolvidos pela UFCG nas áreas de exploração e análises de petróleo, de caracterização, modelagem geológica e qualificação de incertezas, geomecânica, métodos matemáticos para qualificação de incertezas na produção de petróleo e avaliação dos reservatórios são apontadas pelo pró-reitor de Pós-graduação, Michel Fossy, como possíveis campos a serem explorados entre as duas instituições.

No período da tarde, os técnicos da Petrobras visitaram os laboratórios de unidades acadêmicas da UFCG (Mecânica, Minas, Química, Materiais e Matemática) para discutir sobre temas de pesquisas para possíveis projetos nas redes temáticas da empresa.

(Marinilson Braga, Ascom/UFCG)

Data: 16/10/2008