Mostra Pedagógica e brincadeiras marcam encerramento de aniversário da UEI

Unidade de Educação Infantil da UFCG completou 30 anos com programação especial

O Meio Ambiente foi o tema central da Mostra Cultural que encerrou, nesta quarta-feira, 15, a programação especial de aniversário dos 30 anos da Unidade de Educação Infantil (UEI), da UFCG, campus Campina Grande. A criatividade das mais de 100 crianças matriculadas na escola e o trabalho da equipe pedagógica conseguiram atrair um grande público e arrancar elogios de todos, pela originalidade, versatilidade e habilidade dos trabalhos, que continuam expostos até o final da tarde desta quinta, 16.

Bonecos feitos de papel e tecidos, desenhos em cartolinas, trabalhos feitos em argila e com materiais reciclados, destacam os projetos Meu Corpo no Ambiente; os Animais e a sua Importância na Natureza, com ênfase, inclusive para a extinção; A Vida das Abelhas; Como Usar e Cuidar dos Alimentos; Cuidar dos Jardins e a Fabricação e Reciclagem de Papel, trabalhados durante todo o ano com os estudantes do Maternal ao Jardim II, que são a base de ensino oferecida na UEI.

Os artigos expostos têm chamado a atenção dos visitantes, segundo destacou a diretora da Unidade, Julita Barbosa de Farias Santiago. Alguns, em especial, atraíram os mais curiosos, a exemplo da ‘anta Milia’, confeccionada pela pedagoga Mara Lúcia, com o grupo IV da manhã. O boneco, recheado de jornal, percorreu a casa de todos os alunos, que descreviam em um livro, as atividades desenvolvidas em companhia do ‘animal’ enquanto este estava em suas casas.

Além de descrever as ações, geralmente com a ajuda dos pais, os alunos tiraram fotos com ‘Milia’ para registrar tudo. O animal ainda chegou a visitar duas escolas em Areial com uma das professoras estagiárias. Na cidade, crianças de duas escolas puderam conhecer a personagem e conhecer um pouco sobre a vida das antas. Milia, segundo Mara Lúcia, ainda visitou a cidade de Soledade. “O surgimento de ‘Milia’ aconteceu em função do interesse das crianças em conhecer mais sobre esse animal, depois que eu contei uma história na sala de aula sobre ele”, disse Mara.

Assim como ‘Milia’, dois bonecos que receberam os nomes de ‘Gabriel’ e ‘Alice’, feitos de tecidos, fizeram visitas aos estudantes, que também registraram o dia em companhia dos amigos ‘ilusórios’ em livros, com fotos e desenhos. Essa pratica, no entendimento da pedagoga Ivanilda Dantas, é uma forma de estimular as crianças a se conscientizarem sobre cuidados que se devem ter com os animais e o respeito para com as pessoas.

Já com os trabalhos desenvolvidos com papel, plantas e alimentos, as crianças puderam receber orientações da importância de preservação, higienização e hábitos alimentares saudáveis. Grande parte do material exposto foi produzido com o apoio dos pais das crianças, em várias oficinas. São peças em argila, papel reciclado, jornal, garrafas PET, entre outros materiais. Outra parte foi feita nas salas de aula com os estudantes e a equipe de pedagogos.

A programação especial de aniversário da UEI foi iniciada na segunda-feira, 13, às 19h30min, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega. A abertura contou com a participação do psicólogo Luiz Schettini Filho. Em três décadas de funcionamento, mais de três mil crianças já foram beneficiadas pela unidade.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 16/10/2008