Tudo pronto para a Semana Nacional de C&T da Paraíba

A programação este ano contará com mais de 30 eventos e a participação de mais de 12 instituições

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba já está com a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A programação da Paraíba este ano vai de 20 a 31 de outubro, com atividades bastante diversificadas, buscando atender a um grande número de pessoas. As instituições de ensino e de pesquisa estarão de portas abertas com palestras abordando temas da ciência, concursos, oficinas, jornada de iniciação científica, exibição de filmes e vídeos científicos, excursões científicas, eventos de ciências, cultura e arte, entre outras atividades. O tema este ano é Evolução e Diversidade. A expectativa é reunir neste evento mais de 20 mil pessoas.

A programação, nas universidades e instituições de C&T este ano ocorrerá de 20 a 26 de outubro, e continuará de 29 a 31 de outubro com a FETEC Jovem. Pelo êxito alcançado nos anos anteriores, o evento deverá mobilizar um grande número de pessoas, principalmente crianças e jovens, que terão a oportunidade de vivenciar, conhecer e discutir os resultados e o impacto das pesquisas científicas e suas aplicações no dia-a-dia de cada um.

As atividades serão abertas ao público em geral e serão gratuitas. A programação estará disponível nas universidades (estadual e federais), na EMATER, EMBRAPA, INSA, SENAI, Fapesq, Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia municipais e estaduais e na SBPC regional, e também no portal da Fapesq (www.fapesq.rpp.br).

A Semana Nacional de C&T será aberta na próxima segunda-feira, pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente, Agnaldo Veloso Borges Ribeiro e outras autoridades, em solenidade realizada às 16 horas, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande. Na oportunidade será feita a entrega dos prêmios: Telmo Araújo de Divulgação Científica, promovido pela Fapesq; Celso Furtado, promovido pelo INSA (Instituto Nacional do Semi-Árido), e os prêmios dos três primeiros colocados no 1° Concurso Fotográfico "Revelando as Belezas do Semi-Árido", promovido pelo Museu Interativo do Semi-Árido.

Na terça-feira (21), às 9 horas, ocorrerá a instalação e primeira reunião do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, no auditório do CCBS da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). A programação prossegue até o dia 31 com as atividades desenvolvidas por cada instituição.

(Helda Suene – Asscom Fapesq)

Data: 16/10/2008