topo_cabecalho
Guia terá 40 novas tecnologias educacionais

As secretarias estaduais e municipais de educação terão à disposição, ainda este ano, mais de 40 novas tecnologias educacionais, recursos pedagógicos que podem ser utilizados para melhorar a qualidade do ensino. Os objetos pré-qualificados em 2008 vão integrar o Guia de Tecnologias Educacionais, criado em 2007. Constam do guia, 19 objetos pré-qualificados em 2007 e aqueles produzidos pelo Ministério da Educação.

 

Das 135 tecnologias inscritas na Chamada Pública nº 1/2008, a Secretaria de Educação Básica (SEB) pré-qualificou 41 e está analisando outras 15, cujos idealizadores entraram com recurso. De acordo com o coordenador-geral de Tecnologias da Educação da SEB, Cláudio Fernando André, o processo de qualificação tem três etapas. A primeira é a de pré-qualificação e inserção no guia. A segunda, o acompanhamento de sua aplicação pelo Ministério da Educação. A terceira, a certificação, se a tecnologia for aprovada no teste prático. Até hoje, nenhuma foi certificada.

 

O Ministério da Educação não adquire as tecnologias, nem as indica, mas quando uma delas ganha espaço no guia significa que foi analisada e pré-qualificada por especialistas. A finalidade do guia é orientar os sistemas e ajudá-los na escolha dos objetos adequados.

 

Cláudio André explica que nos planos de ações articuladas (PAR) do Plano de Desenvolvimento da Educação, muitos municípios pediram apoio ao MEC para a correção do fluxo escolar e também para a formação de professores. Entre as 41 tecnologias pré-qualificadas este ano, três tratam dessa correção. Portanto, o município pode escolher a mais adequada. Para a formação de professores, os municípios podem optar por tecnologias desenvolvidas pelo MEC, como o Programa de Formação de Profissionais das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Letramento) e o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil).

 

Na atualização do Guia de Tecnologias Educacionais, serão incluídas pelos menos duas tecnologias desenvolvidas pelo MEC em 2008: a Provinha Brasil, instrumento de avaliação dos estudantes do segundo ano do ensino fundamental, e o Portal do Professor, um espaço virtual de diálogo, troca de informações e relatos de experiências de professores de todo o país.

 

A divulgação das tecnologias pré-qualificadas para inclusão no guia está prevista para 1º de dezembro. Ainda em dezembro, a SEB prevê o lançamento da terceira chamada pública para inscrição dos objetos educacionais que serão analisados por especialistas em 2009.

 

Mais informações sobre o guia na página eletrônica da SEB.

 

(Ionice Lorenzoni - MEC)


Data: 17/10/2008