Aberto 5º Congresso de Iniciação Científica da UFCG

Até a quarta, dia 22, serão apresentados 265 projetos

Com o tema Energias Alternativas, o engenheiro da Petrobras, William Schmitt, fez a palestra de abertura do 5º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que este ano apresenta 265 trabalhos de pesquisa voltados para aproveitamento das fontes renováveis e aperfeiçoamento das técnicas de produção e utilização das fontes de energia elétrica e biocombustíveis. A solenidade ocorreu na manhã desta segunda, 20, no Centro de Extensão do campus Campina Grande.

Os desafios industriais, as linhas de pesquisas e o estágio atual dos estudos sobre painéis fotovoltaicos e solar-térmicos, da energia eólica e a dos oceanos, o mapeamento do potencial brasileiro e uma avaliação potencial das novas alternativas, como também o hidrogênio, biodiesel e bioetanol, a partir do bagaço da cana de açúcar, foram algumas das fontes expostas. “Saber da cadeia tecno-econômica, o que é viável, ou não, antes de tudo, é necessário para que a Petrobras seja produtora expressiva das energias do futuro”, disse.

À tarde, o pesquisador da Embrapa-PB, Napoleão Beltrão, falou sobre a produção de biodiesel no Brasil e 66 painéis, apresentando projetos dos cursos de Matemática e das engenharias de Materiais, Química e Mecânica, foram expostos no Hall das Placas, no Centro de Humanidades.

O Congresso tem por objetivo avaliar projetos desenvolvidos por alunos da instituição aprovados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC). Duas equipes, uma interna (da UFCG) e outra externa, composta por oito representantes do CNPq fazem a avaliação dos projetos.

Programação

Até a próxima quarta-feira, 22, apresentações orais de trabalhos, no auditório da Biblioteca Central, exposição de painéis, no Hall das Placas, e palestras, no Centro de Extensão, completam a programação do evento.

Terça, 21

8h30min às 12h – Biblioteca Central – Orais da área de Ciências Agrária e da Vida

8h às 11h – Hall das Placas – 57 painéis da área de Ciências Humanas.

11h às 12h – Centro de Extensão – Aplicações de Fontes Alternativas de Energia para fins Residenciais – Casa ecoeficiente com o engenheiro Newmark Carvalho (Senai).

14h às 18h – Biblioteca Central – Orais da Área de Ciências Humanas.

14h às 17h – Hall das Placas – 80 painéis da área de Ciências Agrária e da Vida.

Quarta, 22

8h às 12h – Biblioteca Central – Orais Engenharias e Ciências Exatas.

8h às 11h – Hall das Placas - 54 painéis das Engenharias e Ciências Exatas

11h às 12h – Centro de Extensão – “Aplicações de Energia Solar no Brasil” com o professor-doutor Marcelo Grilo (UFCG)

14h30 às 15h30 – Premiação dos Melhores trabalhos.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 20/10/2008