topo_cabecalho
V Congresso Iniciação Científica se encerra nesta quarta na UFCG

Último dia terá apresentações de trabalhos das Engenharias II e Ciências Exatas

 

Equações diferenciais aplicadas à dinâmica da partícula e às órbitas dos planetas; Desenvolvimento de argamassa expansiva para lavra de rochas ornamentais utilizando minérios não-metálicos da região Nordeste do Brasil; Escoamento multifásico em reservatórios de óleo pesado; Potencialidade de aplicação do biodiesel de maracujá; Simulação do transporte de calor e massa interior de fornos cerâmicos. Estes são alguns dos trabalhos orais que serão apresentados no último dia do V Congresso Iniciação Científica, que acontece na UFCG, campus Campina Grande.

 

O evento, que foi iniciado na última segunda, 20, no Centro de Extensão Jose Farias da Nóbrega, será encerrado nesta quarta, 22. Tem como tema geral Energias Alternativas, e envolve apresentações de 265 trabalhos nas áreas de Saúde, Exatas, Tecnologia, Ciências Humanas e Agrárias.

 

Nesta terça, 21, a programação constou de apresentações de trabalhos orais de Ciências Agrárias e da Vida, no auditório da Biblioteca Central. Também foram expostos, pela manhã e à tarde, mais de 50 painéis no Hall das Placas. Às 11h aconteceu uma palestra com o engenheiro Newmark Carvalho, do Senai. Ele abordou o tema: Aplicações de Fontes alternativas de Energias para fins residenciais – Casa ecoeficiente.

 

O último dia será dedicado a exposições de trabalhos nas áreas de Engenharias II (Materiais, Química e Mecânica) e Exatas (Matemática). A programação começará às 8h com a apresentação do trabalho Equações diferenciadas aplicadas à dinâmica da partícula e às órbitas dos planetas, tendo como expositores, Eraldo Almeida Lima Júnior e Marco Aurélio Soares Souto, do curso de Matemática.

 

A programação prosseguirá com os trabalhos de Engenharia de Materiais, Engenharia Química, encerrando com o trabalho Avaliação das propriedades mecânicas na união de materiais cerâmicos utilizando-se fitas amorfas mo metal de adição, com José Geraldo Silva e Theóphilo Maciel. A exposição deste tema está prevista para encerrar ao meio-dia.

 

Das 8h às 11 horas, haverá ainda exposições de 54 painéis no Hall das Placas, no Setor B, dos cursos de Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Física, Engenharia de Minas, Meteorologia, Desenho Industrial, Engenharia de Produção.

 

Às 10h será servido um coffee-break e às 11h haverá uma palestra sobre Aplicações de Energia Solar no Brasil, com o professor Marcelo Grilo. Das 14h30min às 15h acontecerá a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o evento.

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 21/10/2008