topo_cabecalho
Professores da UFCG e do CEFET-PB participam de encontro da RPCMod

Professores da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica da UFCG e do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB), ligados à Rede de Pesquisa Cooperativa de Modelagem Computacional (RPCMod), participaram, na última quinta, 24, do 6º Encontro de Avaliação promovido pela Rede.

 

O evento ocorreu no auditório do Park Hotel, no bairro de Boa Viagem. Além dos professores da UFCG e do CEFET-PB, o encontro reuniu diversos pesquisadores da Rede, entre eles professores das universidades de Pernambuco (UPE) e Federal de Pernambuco (UFPE), Alagoas (UFAL), Ceará (UFC) e Rio Grande do Norte (UFRN), que desenvolvem projetos cooperativos na área de simulação computacional voltados para a indústria do petróleo e do gás natural.

 

Durante o encontro, os pesquisadores avaliaram o andamento dos projetos desenvolvidos no último quadrimestre e, ainda, discutiram sobre as novas ações e projetos da RPCMod. O encontro também contou com a participação dos representantes do Cenpes/Petrobras, Ismael Soares e Edmundo Queiroz. Além da Petrobras, a RPCMod recebe apoio da Finep e do CNPq.

 

Entre os trabalhos apresentados no encontro, está o projeto de “Aplicação de Modelos de Dano Contínuo na Identificação de Parâmetros”, que tem como objetivo investigar e desenvolver ferramentas computacionais aplicadas à modelo de dano contínuo, para reabilitação e monitoramento de dutos de petróleo e estrutura offshore. O projeto é coordenado pelo professor da UFCG, Antônio Almeida Silva.

 

(Mariana Dantas - Assessoria de Imprensa da RPCMod)


Data: 21/10/2008