Mini-curso realizado pelo INSA promove inclusão social

O Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA) está realizando o mini-curso “Introdução à Escultura em Argila”, coordenado pela artista plástica e Josemeire Coelho. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008.

Estão participando do evento estudantes do Ensino Médio e pessoas com deficiência visual (cegos e
baixa visão), ligadas ao Instituto dos Cegos de Campina Grande.

Josemeire explica que a técnica utilizada baseia-se na simplicidade das formas geométricas, o que facilita o processo de construção. A metodologia foi trabalhada com sucesso entre deficientes visuais de Brasília (DF), dando origem ao grupo Artes Táteis, composto por cinco escultores cegos que hoje percorrem galerias e eventos, com performance de escultura ao vivo.

Josemeire informou ainda que a técnica representa um instrumento importante para a inclusão social, porque abre novos horizontes e melhora a auto-estima.

- Eles são muito talentosos e só precisam de oportunidades. A oficina abre a possibilidade de descobrir talentos e até mesmo profissionais – afirmou.

O mini-curso será encerrado nesta quarta-feira, 22.

(Aline Guedes - Assessora de Comunicação do INSA)

Data: 22/10/2008