Capes divulga lista com os maiores usuários do portal

O Portal de Periódicos da Capes disponibiliza publicações científicas adquiridas de editoras internacionais a 194 instituições no Brasil.

Dados do órgão, que administra o portal, criado em 2000, informam que 20 instituições de ensino e pesquisa são responsáveis por quase 68% dos acessos.

As informações são acessadas por meio de bases de dados eletrônicas. Atualmente, o portal conta mais de 12 mil títulos em texto completo, 126 bases referenciais e seis bases de patentes.

A campeã de acessos é a Universidade de São Paulo (USP). A instituição, que possui o maior número de alunos e de cursos de graduação e pós-graduação no país, foi responsável por quase 10,5 milhões de acessos, o que corresponde a 18,5% do total de visitas. Logo atrás, estão a Universidade Estadual Paulista (Unesp), com 6,9%, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 5,9%.

Qualidade nas pesquisas - Na região Sul, o destaque é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a quarta em números de acesso no Brasil, com cerca de 2,8 milhões de visitas. Isso corresponde a pouco mais de 5% do total.

Segundo o pró-reitor de pós-graduação da UFRGS, Aldo Bolten Lucion, o uso pelos pesquisadores dos periódicos disponíveis no portal se reflete no ensino e na produção acadêmica da instituição. "O acesso à informação ampla e atualizada através do portal exerce um impacto direto sobre a qualidade da produção cientifica dos professores, dos estudantes de pós-graduação e de iniciação cientifica. Como resultado final, nós temos uma formação altamente qualificada dos estudantes de pós-graduação."

Essa é também a opinião da pró-reitora de pós-graduação da Unesp, professora Mariltza Rudge. Segundo ela, as informações do portal permitem que os professores da instituição tenham acesso à bibliografia científica atualizada. Para estimular ainda mais o uso desses periódicos, a Unesp estendeu o acesso a computadores localizados fora do campus.

Para o professor Tarcísio da Rocha Filho, coordenador de apoio à pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB), o portal permite aos pesquisadores acompanharem a literatura acadêmica internacional em diferentes áreas do conhecimento. Ele explica que a ferramenta é bastante popular na UnB e é acessada, inclusive, pelos alunos de iniciação científica. Em 2007, a UnB foi a que mais utilizou o portal na região Centro-Oeste, sendo responsável por 2,38% do total de acessos. O professor acredita, no entanto, que é necessário expandir ainda mais a ferramenta, adquirindo novas bases de dados.

Além das instituições de ensino superior, aparecem na lista divulgada pela Capes entidades como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Oswaldo Cruz.

São usuárias do portal as instituições federais de ensino superior, as instituições de pesquisa e as instituições públicas estaduais e municipais de ensino superior avaliadas pela Capes, desde que tenham pelo menos um programa de pós-graduação com nota quatro ou superior. Também têm acesso as instituições privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado avaliado em, no mínimo, cinco pela Capes.

Confira os 20 maiores usuários do Portal de Periódicos em 2007: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/periodicos_maiores.pdf

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 22/10/2008