Primeiro momento do ciclo de debates entre os candidatos a reitor e vice-reitor da UFCG é encerrado

Os próximos encontros acontecerão em Cuité e Campina Grande, na próxima semana

Avançando nas reflexões e discussões em torno de políticas administrativas para os próximos quatro anos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), terminou na noite desta quarta-feira, 22, no Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras, o primeiro momento do ciclo de debates entre os candidatos a reitor e vice-reitor da instituição.

Os candidatos à reeleição, Thompson Mariz e Edilson Amorim, na apresentação da chapa, fizeram um histórico da gestão atual, da evolução dos números, do projeto de expansão e das dimensões administrativa e acadêmica tomadas pela UFCG, “em franco processo de evolução continuada”.

A candidatura de oposição, Amauri Fragoso e Antônio Berto, também na apresentação, fez reflexões sobre universos distintos, em metáforas sobre a universidade e o momento eleitoral, traçando possibilidades e reações de participação e interação nesses mundos. “Não sei se sou a melancia, o limão ou a ervilha”.

Temas

Um dos assuntos preferidos, como era de se esperar, do último debate nos campi instalados no Sertão paraibano, foi a instalação do curso de Medicina na cidade de Cajazeiras. Os candidatos exploraram o contraste de seus posicionamentos - nos momentos que antecederam a escolha do campus para abrigar aquela graduação tão disputada - buscando referendar suas posições.

Temas como o Reuni, políticas do governo federal, legitimidades de posições, conceitos e valores pessoais foram acalorados nas réplicas e tréplicas das perguntas elaboradas pelas candidaturas, uma à outra, que resultaram em manifestações da platéia, levando o mediador a intervir.

“Nada demais, de certo modo, dentro das reações esperadas. Apenas estamos tendo o cuidado de manter o nível na interação das partes envolvidas – candidatos e público – direcionando o foco na defesa das propostas”, comentou o presidente da Comissão Especial, Camilo de Lelis, também mediador dos debates.

Na opinião do presidente da Comissão de Ética, Jailson Nicácio, os debates realizados em Patos, Pombal e Sousa, na terça-feira, 21, e o da noite desta quarta-feira, 22, foram pautados pela tranqüilidade, sem incidentes de grande proporção. “No geral foram de alto nível, com pequenos declínios, especialmente, quando as perguntas eram panfletárias”.

Uma opinião comum entre os participantes e os membros da Comissão Especial que acompanharam os debates é que a participação da comunidade universitária e a qualidade das discussões foram crescendo significantemente campus a campus.

Candidatos

Amauri Fragoso disse que os debates são importantes para a formação pedagógica, especialmente, dos estudantes e para a prática da cidadania. “Tivemos problemas nesses redutos eleitorais, é verdade. Mas cumprimos nosso papel, mostramos outras vertentes. Lançamos a escolha pela ciência ou produto, coletivo ou clientelismo”.

Thompson Mariz falou da oportunidade de comparação que os debates trazem, das propostas que podem ser levadas ao público e disse estar feliz pela lição de democracia e cidadania que a universidade promove. “Apesar, em vários momentos, das agressões sofridas e da falta de ética dos opositores, estamos contribuindo para que a comunidade possa discernir o melhor para o futuro da UFCG.”

Calendário

O ciclo de debates dos candidatos a reitor e vice-reitor da UFCG será retomado na próxima quarta-feira, 29, das 9 às 11 horas, no Centro de Educação e Saúde (CES), no campus Cuité, e será encerrado no dia seguinte, quinta-feira, 30, no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no mesmo horário, em Campina Grande.

Regras

Os debates estão sendo divididos em quatro blocos. Num primeiro momento, a Comissão Especial faz uma leitura dos currículos dos candidatos e concede 10 minutos para que cada chapa faça sua apresentação. No segundo bloco, duas perguntas são elaboradas pelas chapas, com direito a réplica e tréplica. Da mesma forma, no terceiro bloco, os candidatos respondem as perguntas sorteadas de cada categoria da comunidade acadêmica (aluno, professor e técnico-administrativo). Encerrando o encontro, os candidatos fazem suas considerações finais. Num todo são duas horas de enfrentamento de opiniões e propostas.

Marinilson Braga – Ascom/UFCG

Data: 23/10/2008