Ciclo de debates se encerra nesta quinta na UFCG

O último encontro entre os candidatos a reitor e vice acontece às 9h, no Ginásio de Esportes do campus Campina Grande

Dando continuidade ao ciclo de debates entre os candidatos a reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), aconteceu na manhã desta quarta-feira, 29, no Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité, o penúltimo dos seis encontros agendados pela Comissão Especial para oportunizar as comunidades acadêmicas dos campi da instituição para conhecer e discutir as propostas para o reitorado 2009-2012.

O debate transcorreu na mesma linha dos anteriores, realizados na semana passada nos campi Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, diferenciando apenas na tônica central: a adequação feita ontem, dia 28, pelo Colegiado Pleno, por recomendação do Ministério Público Federal, na Resolução da consulta à comunidade (eleição), mudando o peso dos votos dos três segmentos da comunidade acadêmica - de paritário (um terço) para Proporcional (docentes com 70% e alunos e técnico-administrativos com 15% cada).

Amauri Fragoso, na sua apresentação, anunciou que provavelmente retirará a candidatura no próximo dia 4, véspera do pleito, devido à mudança no caráter dos votos. “Uma derrota para a democracia universitária” acentuou e disparou insinuações e referências de que a alteração tinha sido arquitetada pela candidatura do professor Thompson Mariz. “O reitor tirou a igualdade das coisas, pelo crescimento da nossa candidatura”.

Thompson Mariz rebateu as acusações dizendo que sempre esteve entre os que defendem a paridade dos votos, mas que nunca se posicionaria contra uma decisão do Colegiado Pleno. Também fez referência aos fatos que nortearam o Ministério Público ao recomendar a alteração para o critério da proporcionalidade. “Não estou entre os 114 que recorreram à Justiça. Continuo na disputa, seja com voto proporcional, paritário ou universal”.

Último debate

As atenções se voltam agora para o debate que ocorrerá nesta quinta-feira, 30, no campus Campina Grande, maior colégio eleitoral do processo e onde os candidatos têm fixadas suas bases. Os presidentes da Comissão Especial, Camilo de Lelis, e da de Ética, Jailson Nicácio, dizem esperar um debate acalorado e com grande participação da comunidade universitária. O encontro acontecerá no Ginásio de Esportes, das 9h às 11h.

Regras

Os debates estão sendo divididos em quatro blocos. Num primeiro momento, a Comissão Especial faz uma leitura dos currículos dos candidatos e concede 10 minutos para que cada chapa faça sua apresentação. No segundo bloco, duas perguntas são elaboradas pelas chapas, com direito a réplica e tréplica. Da mesma forma, no terceiro bloco, os candidatos respondem as perguntas sorteadas de cada categoria da comunidade acadêmica (aluno, professor e técnico-administrativo). Encerrando o encontro, os candidatos fazem suas considerações finais. Num todo são duas horas de enfrentamento de opiniões e propostas.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 29/10/2008