topo_cabecalho
ANP apresenta áreas de ofertas na 10ª Rodada de Licitações em workshop na UFCG

Estão previstos no certame 130 blocos para pesquisa de petróleo e gás natural em sete bacias

 

Uma equipe da Agência Nacional de Petróleo (ANP) participou na manhã desta quinta-feira, 30, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega da UFCG, Campus Campina Grande, do II Workshop Acadêmico de Promoção das Rodadas de Licitação da ANP. O evento aconteceu pela segunda vez na Universidade e teve como objetivo apresentar à comunidade acadêmica as áreas ofertadas na 10ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural da empresa.

 

Segundo a professora de Engenharia Química da UFCG e coordenadora de Meio ambiente da ANP, Lúcia Gaudêncio, para esta edição, a Agência está ofertando 130 blocos para pesquisa de petróleo e gás natural, com cerca de 70 mil km² divididos em oito setores, em sete bacias sedimentares, situadas em Sergipe-Alagoas, Amazonas, Paraná, Potiguar, Parecis, Recôncavo e São Francisco.

 

Dos blocos, 100 estão localizados em bacias maduras, onde a existência de petróleo e gás já é comprovada. Trinta e cinco deles estão na bacia Potiguar, 21 no Recôncavo e 44 na bacia Sergipe-Alagoas. A oferta possibilitará a continuidade da exploração e da produção de petróleo e do gás natural, abrindo oportunidades parta pequenas e médias empresas  onde essa atividade exerce importante papel sócio-econômico.

 

Os outros 30 são blocos em novas fronteiras exploratórias, Sete na bacia do Amazonas, cinco na bacia do Paraná, Seis na de Parecis e 12 na bacia de São Francisco. De acordo com a especialista em Regulação da ANP, Rosemari Fabionovicz, que esteve na UFCG, são consideradas bacias de novas fronteiras aquelas que têm potencial de hidrocarbonetos demonstrado por estudos geofísicos. “A licitação desses blocos são importantes para aumentar o conhecimento geológico do País e permitir a descoberta de novas províncias petrolíferas”.

 

Apesar de nenhum bloco estar situado na Paraíba, a equipe da ANP realizou o workshop em Campina Grande porque a UFCG é parceira da Agência, atuando com o Programa de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo e Gás (PRH-25) da ANP, e pesquisadores da Universidade, além de empresas interessadas, podem participar das Rodadas.  Coordenado pelo professor Francisco Antonio Morais, o programa conta com cinco cursos de graduação, cinco de mestrados e quatro de doutorados.

 

Além de Rosemari Fabionovicz e Lúcia Gaudêncio, ainda participou do II Workshop, o analista administrativo da ANP, Sebastião Oliveira. 

 

Mais informações no endereço: www.brasil-rounds.gov.br.

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 30/10/2008