Aberta a Fetec Jovem com cerca de 60 projetos em exposição

A ciência com muita criatividade e responsabilidade, é o que mostram jovens do ensino fundamental, médio e técnico profissionalizante, na Fetec Jovem 2008 (Feira de Ciência e Tecnologia), aberta na manhã de hoje (30), no Centro Educacional Stênio Lopes, do SENAI/Prata, pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). A Fetec estará aberta à visitação das 9 às 17 horas. Este ano o evento conta com a participação de aproximadamente 20 escolas públicas e privadas, de Campina Grande e cidades circunvizinhas, e instituições de pesquisa, à exemplo da Universidade Estadual da Paraíba, Instituto Nacional do Semi-Árido, Fundação Parque Tecnológico, Senai, CEFET e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, entre outras.

Cerca de 60 projetos estão sendo apresentados na Fetec deste ano. Entre eles: Detector de término de soro hospitalar, da Escola Técnica Redentorista; Preste atenção: tire do lixo um sorriso, da Escola Nenzinha Cunha Lima; Todos contra a dengue, da Escola Raul Córdula; Projeto Robótica lego, do Senai; Semáforo com adaptação para portadores de necessidade visual, da Escola Técnica Redentorista; Farmácia Viva, da Escola Polivalente; Viver com diabetes, do Colégio Imaculada Conceição (Damas); Repelentes produzidos pelos próprios alunos do Motiva, entre outros.

De acordo com a presidente da Fapesq, Maria José Lima da Silva, coordenadora geral do evento, a feira tem como objetivo mostrar à sociedade o potencial das escolas, a criatividade dos jovens, através de trabalhos que proporcionam a integração da ciência e demais áreas em prol do conhecimento. Para Geyson dos Santos, aluno do curso Mecânica de Auto do Senai, a Fetec Jovem é mais um estímulo para os estudantes mostrarem suas habilidades.

A feira é uma das grandes atrações da Semana Nacional de C&T da Paraíba, que este ano aborda o tema Evolução & Diversidade. A mostra tem recebido a visita de alunos de várias escolas, que chegam a todo momento em ônibus fretados pela coordenação do evento. O evento está mobilizando um grande número de pessoas, principalmente crianças e jovens, que estão tendo a oportunidade de vivenciar, conhecer e discutir os resultados e o impacto das pesquisas científicas e suas aplicações no dia-a-dia de cada um.

A Fetec é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, numa ação da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq). A Fetec Jovem encerra nesta sexta-feira com a premiação das escolas que apresentarem os melhores trabalhos. Serão premiados os melhores trabalhos na categoria Ensino Fundamental e na categoria Ensino Médio/Técnico Profissionalizante, com uma câmera fotográfica digital. Os alunos das escolas premiadas receberão medalhas (1º, 2º e 3º lugar). O evento conta com o apoio da Data Shop Informática.

(Helda Suene - Asscom Fapesq)

Data: 30/10/2008