Justiça suspende eleição para reitor da UFCG

O pleito seria realizado nesta quarta-feira, 5.

O juiz da 6º Vara Federal de Campina Grande, Francisco Eduardo Guimarães Farias, determinou a suspensão da consulta à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para escolha do seu próximo reitor e vice-reitor, que aconteceria nesta quarta-feira, dia 5. A decisão chegou à Comissão Especial Eleitoral às 21h30, desta terça-feira, 4.

A justiça disse entender que as razões recursais não foram suficientes para alterar a primeira compreensão da matéria em Juízo, o Pedido de Antecipação de Tutela, que impugnou a candidatura do professor Thompson Mariz. E que, com a renúncia da candidatura dos professores Amauri Fragoso e Antonio Berto, estava inviabilizado o prosseguimento do pleito eleitoral, por não ter candidato inscrito.

Impugnação

Por força do deferimento, em parte, de Pedido de Antecipação de Tutela, expedido pela 6ª Vara Federal, a candidatura de Thompson Mariz foi impugnada, na manhã desta terça-feira, 4. A decisão da Justiça partiu de ação ordinária ajuizada por Amauri Fragoso alegando a inelegibilidade pois o candidato não tem título de Doutor, tem multa no âmbito do Tribunal de Contas da União e estar disputando um terceiro mandato.

Renúncia

No final da tarde, às 17 horas, os candidatos Amauri Fragoso e Antônio Berto, renunciaram a candidatura. Justificaram que a decisão foi tomada pelo caráter democrático da chapa e que, com a quebra da paridade (um 1/3 como peso do voto para cada categoria da comunidade), não achavam justo permanecerem no processo.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 04/11/2008