Vestibular 2009 da UFCG começa no próximo domingo

26.429 candidatos concorrem a 4.005 vagas em 56 cursos de graduação

Serão realizadas no próximo domingo, dia 9, e na segunda, 10, as provas da 1ª etapa do Vestibular 2009 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Realizado em duas etapas, o concurso contará com a participação de 26.429 candidatos, que concorrerão a 4.005 vagas em 56 cursos de graduação, nos seis campi da instituição: Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal e Sousa.

Houve um aumento de 30% na oferta de vagas e na quantidade de cursos, em relação ao vestibular do ano passado, quando foram oferecidos 2.865 vagas e 43 cursos.

As provas começam pontualmente às 8h00 (horário local). A Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) solicita aos participantes que estejam nos locais de realização com pelo menos 30 minutos de antecedência.

No domingo, serão aplicadas as provas de Biologia, Química, Geografia Geral e do Brasil, e História Geral e do Brasil. Na segunda, será a vez das disciplinas Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Física.

Nesta 1ª etapa, o conteúdo programático das provas é referente às 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. As provas da 2ª etapa acontecem nos dias 14 e 15 de dezembro.

O presidente da Comprov, Marcos Gama, informa que, no Vestibular 2009, não serão disponibilizados cartões de inscrição. “Os candidatos devem acessar a página da Comprov na internet para saber o local de prova e, nos dias do concurso, devem comparecer aos locais de prova com a carteira de identidade", destacou.

“Pedimos que os candidatos procurem saber o quanto antes os locais onde farão as provas e não deixem tudo para a última hora, evitando aborrecimentos”, alertou Gama.

Veja aqui os locais de prova.

As maiores concorrências do Vestibular 2009 são as dos cursos de Medicina. Em Cajazeiras, serão 22,14 alunos para cada uma das 80 vagas oferecidas e, em Campina Grande, 22,11 candidatos concorrem a cada uma das 90 vagas ofertadas. Direito, no campus Sousa, e Odontologia, em Patos, ambos com 9,95 e 9,92 candidatos por vaga, respectivamente, são os outros cursos com maior procura.

Devido à realização do Vestibular, as aulas previstas para a próxima segunda, dia 10, no turno da manhã, serão suspensas. Segundo o pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, o objetivo é "garantir a tranqüilidade aos candidatos que estão pleiteando vagas na nossa universidade, assim como ao pessoal responsável pela aplicação de provas”. As aulas voltarão à sua normalidade no turno da tarde.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 05/11/2008