UFCG lançará cadernos com análise das questões do Vestibular 2008

Publicada pela Comprov e pela Editora Universitária, a coleção explica os processos de elaboração e de avaliação das provas

No próximo dia 21, será lançada pela Editora Universitária da UFCG uma coleção, composta por quatro cadernos, com explicações e comentários sobre as questões do Vestibular 2008 da instituição. Com uma tiragem de 2.500 exemplares, cada volume é editado por área, com todas as questões das nove disciplinas, referentes às duas etapas do concurso.

De acordo com o presidente da Comprov, Marcos Gama, o objetivo é esclarecer todos os pontos que compõem cada questão do concurso e as formas de avaliação.

“Infelizmente, muita gente ainda tem receio de se submeter ao nosso vestibular, sob o argumento de achá-lo difícil. Com esses ‘manuais’, pretendemos mostrar a forma de elaboração do concurso e que as questões estão dentro dos parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio”, comentou.

Além de seguir os parâmetros nacionais, as questões também seguem as diretrizes curriculares do Ensino Médio do Estado da Paraíba. Com as questões explicadas e comentadas pelos professores da comissão elaboradora das provas, os cadernos contribuirão para a compreensão, por parte dos alunos, dos processos de avaliação e de elaboração das provas.

As publicações ainda possibilitarão aos candidatos uma auto-reflexão sobre seus conhecimentos e um estímulo ao aprofundamento de seus estudos.

Os exemplares estarão disponíveis nas sedes da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) nos diversos campi da UFCG e também na sede da Editora Universitária, no campus Campina Grande.

Produção de redação será explicada

Ao todo, serão 88 questões avaliadas e corrigidas nos cadernos, com ênfase especial para a Redação, que é uma das maiores dificuldades dos candidatos. “Explicações sobre a produção dos textos vão mostrar a maneira correta de se redigir qualquer tema, como desenvolvê-lo e ainda mostrar os maiores erros cometidos por candidatos, como por exemplo, fugirem do tema proposto e/ou confundirem o tipo de redação exigida na prova, como uma crônica com um artigo, um depoimento com uma carta, um comentário com outro texto, entre outras trocas”, explica Gama.

“Acredito que os cadernos sejam uma ferramenta muito valiosa para a compreensão dos próximos vestibulares”, destacou o diretor da Editora Universitária, Antônio Clarindo Barbosa. A idéia da Comprov é lançar cadernos referentes às questões do concurso todos os anos. “Assim, o aluno tira as dúvidas e assimila a fórmula de elaboração das questões”, finalizou.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 05/11/2008