Domingo é dia de Enade

Neste domingo, dia 9, 564.415 alunos de cursos de graduação vão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Em 2.274 pontos de todo o país, vão ser avaliadas 23 áreas de conhecimento e 24.842 cursos de graduação de 2.367 instituições de educação superior. Serão 329.569 alunos ingressantes e 234.846 concluintes. Do total, 461.501 foram selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Outros 101.892 deveriam ter feito o exame em anos anteriores, mas não compareceram, e 1.002 foram inscritos como voluntários.

O exame terá início às 13h, pelo horário de Brasília (12h na região Nordeste), mas os estudantes de regiões que têm fuso horário diferente devem estar atentos para evitar atrasos. O participante deve chegar ao local de prova com 45 minutos de antecedência.

A duração do exame será de quatro horas. O estudante só poderá ir embora depois de uma hora e meia do início da aplicação. O participante deve levar documento de identidade original, comprovante de inscrição, lápis preto grafite nº 2, apontador, borracha e caneta esferográfica de tinta preta. Aqueles que receberam em casa, pelos Correios, o cartão de informação do Enade devem apresentá-lo, com as perguntas do questionário socioeconômico respondidas. Quem não tiver recebido a correspondência fará a prova normalmente.

A prova é igual para ingressantes e concluintes do mesmo curso. Haverá questões objetivas e discursivas — dez de formação geral (comuns a todas as 23 áreas) e 30 específicas (por área). São considerados ingressantes os alunos que até 1º de agosto tenham concluído entre 7% e 22% da carga horária total do curso; concluintes, os que, na mesma data, cumpriram pelo menos 80% da grade curricular ou estão em vias de concluir o curso. O aluno selecionado que faltar ao exame perderá o direito de receber o diploma de conclusão de curso até que regularize a situação — o Enade é componente curricular obrigatório.

Os estudantes podem consultar o local de prova na página eletrônica do exame. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 0800-616161 (Fala, Brasil) e (61) 2104-9951 (Fale Conosco, do Inep). Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão publicados a partir das 19h de domingo, na página eletrônica do Inep.

(Assessoria de Imprensa do Inep)

Data: 07/11/2008