topo_cabecalho
Oportunidades nos Estados Unidos

Abertas as inscrições para bolsas de estudo da Comissão Fulbright

 

Estão abertas as inscrições para dois programas de bolsas oferecidos pela Comissão Fulbright: Professor Auxiliar de Língua Estrangeira e Júlio Redecker de Estágio Doutoral. As candidaturas se encerram nos dias 15 e 30 de novembro, respectivamente.

 

A primeira opção é destinada a professores de Inglês e estudantes de licenciatura em Letras ou Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa. Para participar do processo seletivo é preciso ter entre 21 e 29 anos completos, além do domínio da língua inglesa. Os universitários devem concluir a Licenciatura até dezembro de 2008. Será dada preferência a candidatos com Mestrado. Os aprovados irão atuar como professor assistente e/ou monitor de ensino de português e cultura brasileira em universidade nos Estados Unidos.

(Clique aqui e obtenha mais informações sobre o programa)

 

O programa Bolsas Júlio Redecker de Estágio Doutoral nos Estados Unidos oferece bolsas a doutorandos de Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia. Para participar é preciso ser brasileiro, estar regularmente matriculado em um curso de doutorado no Brasil reconhecido pela Capes, ter completado os créditos referentes ao programa e ter fluência em inglês.

(Clique aqui e obtenha mais informações sobre o programa)

 

Outras oportunidades

 

Aproximadamente 2.821 estudantes e professores brasileiros já estudaram nos Estados Unidos da América por intermédio da Comissão Fulbright. Você também pode realizar o tão almejado sonho de embarcar para a Terra do Tio Sam e completar seus estudos em instituições norte-americanas. O órgão oferece 13 programas de bolsas nos mais variados níveis de ensino e em diversas áreas do conhecimento.

 

Cada um dos programas possui particularidades e requisitos próprios de seleção. Mas, em geral, os auxílios não são reembolsáveis e os candidatos aprovados recebem auxílio financeiro mensal. Alguns dos programas estão com inscrições encerradas, para outros porém, ainda há tempo de participar. Novos editais foram ou ainda serão lançados no segundo semestre de 2008.

 

O primeiro passo é identificar quais das opções atendem as suas necessidades e se encaixam no seu perfil. Feito isso, é hora de separar toda a documentação e correr atrás dos pré-requisitos dos programas. Por exemplo, se é exigida a fluência no inglês e você não a tem, é preciso buscar esse conhecimento.

 

Segundo especialistas, essa preparação deve começar com, no mínimo, seis meses de antecedência. Os critérios de seleção para as bolsas da Comissão Fulbright são bem rígidos. Para se inscrever num deles, os candidatos devem apresentar uma relação de documentos que envolvem três cartas de recomendação, o teste oficial em proficiência na língua inglesa, cópias do diploma e histórico escolar da graduação, além de um plano de estudos, que deve ser redigido, obrigatoriamente, em inglês.

 

Outro critério seletivo é a duração do curso universitário do proponente. Só são aceitos estudantes graduados em habilitações com carga horária igual ou superior a oito semestres letivos. Estas regras são aplicadas a todos os programas da entidade, no entanto cada modalidade oferecida apresenta suas exigências próprias.

 

(Portal Universia)


Data: 11/11/2008