Número de vagas de estágio reduz 40% após nova lei

O número de vagas de estágio ofertadas para alunos do ensino médio e do ensino superior teve redução de 40% um mês depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a nova lei de estágio.

De acordo com o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), antes da sanção da nova lei, em 25 de setembro, o número de vagas oferecidas para estagiários era de 2.700 por semana. Após a nova regra, o número caiu para 1.500 vagas por semana.

Para o presidente da Abres (Associação Brasileira de Estágios), Seme Arone Júnior, a razão para a queda nas vagas é a falta de um tempo de adaptação para as empresas e para as instituições de ensino.

Segundo a Arone, neste primeiro mês de novas regras, as empresas e escolas deixaram de assinar contratos para se adequar às novas regras que incluem o limite de carga horária --de seis horas para alunos do ensino superior e quatro horas--, concessão obrigatória de bolsa-auxílio e o vale-transporte, além de limitar o período de estágio para no máximo dois anos.

Os alunos do ensino médio foram os mais prejudicados pela redução de vagas. De acordo com levantamento do Abres, foram 40 mil estagiários do ensino médio demitidos no último mês, em todo o país. No ensino superior, as demissões atingiram 20 mil alunos.

Conforme o presidente do Nube, Carlos Henrique Mencaci, o mês de outubro já deve apresentar aumento no número de contratações, mas apenas em fevereiro e março de 2009 a contratação deve ser normalizada.

(Folha Online)

Data: 14/11/2008