Rede de escolas francesas oferece bolsas a brasileiros

Há 20 oportunidades para graduados na área de engenharia

A rede n+i, que reúne 71 escolas de engenharia francesas, recebe inscrições para a primeira edição do programa de bolsas ATS (Alten Training Solution) 2009-2010. A iniciativa oferece 20 vagas para estudantes brasileiros que desejam fazer o Master na França. Interessados podem se inscrever até 16 de novembro, no site www.nplusi.com.

Para participar do processo seletivo é preciso ter concluído até dezembro de 2008 a graduação em Engenharia. Os candidatos não precisam necessariamente falar francês. No entanto, deverão ter conhecimentos avançados em inglês.

O programa terá duração de dois anos e poderá ser usufruído em qualquer uma das instituições francesas que compõem a rede. A bolsa inclui o valor da taxa do curso, passagem área de ida e volta, seguro saúde, além de ajuda de custo mensal que varia de acordo com o semestre em que o brasileiro está cursando.

No primeiro ano, os participantes recebem bolsa mensal no valor de 1.000 euros. Já no primeiro semestre do segundo ano do programa, o auxílio mensal é de 700 euros. No último semestre, os bolsistas fazem estágios em empresas francesas e recebem 1.600 euros por mês.

Ao voltar para o Brasil, o diploma adquirido na instituição francesa deve ser reconhecimento por uma universidade brasileira, procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação no exterior.

Mais informações sobre o programa de bolsas pode ser obtidas no site da n+i ou no site da CampusFrance - agência de informação do governo francês sobre estudos superiores.

(Portal Universia)

Data: 14/11/2008