Parceria entre UFCG e instituições francesas resultará na criação de centro internacional

Órgão atuará na formação de agricultores familiares no campus Sumé

O professor Márcio Caniello, da Secretaria de Projetos Estratégicos da UFCG, em recente missão de trabalho no exterior fechou parcerias que resultarão na criação de um centro internacional para formação de agricultores familiares no campus de Sumé. Juntos, UFCG, Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD) e Escola Superior de Agronomia de Montpellier (França) deverão elaborar o projeto deste centro de formação.

A missão de trabalho foi iniciada com a participação do professor no Seminário Internacional APPRI 2008 – Aprendizagem, Produção e Compartilhamento de Inovações, que aconteceu em Ouagadougou, Burkina Faso (África), com a participação de representantes de cerca de 15 países africanos, que apresentaram diversas inovações tecnológicas para a agricultura familiar nas regiões semi-áridas.

O professor esteve no Seminário a convite da organização para expor a experiência da Universidade Camponesa, reconhecida pela CONTAG como uma experiência inovadora de que será tomada como referência para a difusão dessas inovações na extensão.

No APPRI 2008 foram apresentadas inovações tecnológicas e discutidas questões relacionadas à sua difusão e, um dos resultados do evento foi a ativação da Universidade Camponesa como rede mundial para o intercâmbio de formação.

(Rosenato Barreto - Assessor de Imprensa da SPE/UFCG)

Data: 14/11/2008