Finep libera mais de R$ 460 mil para projeto da UFCG

Instituição foi uma das cinco do Nordeste a serem contempladas com os recursos

O projeto "Espaço de Petróleo e Gás da UFCG, uma exposição interativa para professores e alunos do ensino médio", coordenado pelo professor José Avelino Freire, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), campus Campina Grande, foi um dos 11 selecionados pela Finep - Financiadora de Estudos e Projetos, para receber recursos destinados à divulgação científica. O valor liberado foi de R$ 461.654,36.

Avelino Freire considerou a aprovação como uma grande conquista para todos os envolvidos. O projeto teve como proponente a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e tem o objetivo  de divulgar e difundir conhecimentos científico-tecnológicos relacionados ao setor de petróleo e gás, gerados pela UFCG, de forma a estabelecer processos participativos de mobilização e consolidação de déias entre as engenharias da Universidade e escoas de ensino médio de Campina Grande e cidades vizinhas

De acordo com a chamada pública do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), realizada através da Finep, edição 2008, dos 11 projetos selecionados em todo o Brasil, seis deles são de instituições nordestinas: a UFCG, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Escola Politécnica - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

As demais selecionadas estão distribuídas pelas regiões Centro-Oeste (Faculdade UnB - Gama-DF), Sudeste (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais) e Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

A seleção pública do MCT/Finep visa a apresentação de propostas para apoio de projetos destinados à promoção da interatividade das ciências da Engenharia relacionadas ao setor de petróleo e gás com o Ensino Médio brasileiro. A chamada foi aberta para todo o país e dezenas de instituições participaram do processo seletivo.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 17/11/2008