topo_cabecalho
Professor da UFCG abre 1ª Plenária Regional dos Conselhos de Saúde das Macrorregiões da Paraíba

Controle Social um Direito e um Dever de Cidadania foi o tema da conferência de abertura da "1ª Plenária Regional dos Conselhos de Saúde das Macrorregiões da Paraíba", proferida pelo professor Márcio Caniello - secretário de projetos estratégicos da UFCG, na manhã desta segunda-feira (17). A Plenária, que é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde através do Conselho Estadual de Saúde acontece até amanhã com a realização de debates e mesas redondas.

 

O professor Caniello é coordenador do grupo de pesquisa "Avaliação de Desempenho em Políticas Públicas" e executou recentemente os projetos de pesquisa "O Controle Social nos Conselhos Municipais de Saúde da Paraíba" e "A Eficácia da Gestão Descentralizada do SUS e o Desempenho Institucional dos Conselhos Municipais de Saúde da Paraíba", financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB) e Governo Federal.

 

Estes projetos tiveram como objetivo refletir sobre o "desempenho" das políticas públicas de saúde na Paraíba, analisando a eficiência e a eficácia das inovações institucionais no sistema de saúde brasileiro produzidas a partir da Constituição Federal de 1988, especialmente os mecanismos de gestão democrática enfeixados na dinâmica dos Conselhos Municipais de Saúde.

 

Tais projetos de pesquisa envolveram professores e alunos de pós-graduação em Sociologia da UFCG e redundaram numa produção significativa de artigos, relatórios, comunicações em congressos, participações em mesas redondas, palestras e conferências, além de duas teses de doutorado e três dissertações de mestrado.


(Rosenato Barreto - Assessor de Imprensa da SPE/UFCG)


Data: 17/11/2008