topo_cabecalho
Lançado o Projeto de Atualização do Portal de Periódicos da CAPES

Foi lançado, no dia 11/11, o Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos da Capes. O lançamento foi realizado durante a solenidade comemorativa do 8º aniversário do Portal e de assinatura dos contratos com as editoras para 2009. Estiveram presentes, o ministro da Educação, Fernando Haddad , o Presidente da Capes, Jorge Guimarães, o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, além de diretores da Capes e representantes de editoras internacionais.

 

Durante o evento, foram apresentadas vantagens e funcionalidades que estarão disponíveis aos usuários quando o novo Portal for implementado. "Hoje iniciamos uma nova etapa do Portal de Periódicos", destacou o Presidente da Capes, Jorge Guimarães.

 

Uma das principais inovações do Projeto é o uso de uma ferramenta para a realização de metabuscas. Ela possibilita que o usuário acesse, em uma única consulta por autor, assunto ou palavra-chave, todas as bases que integram o Portal de Periódicos. Segundo Emídio Cantídio, diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, esse novo recurso vai potencializar o uso do conteúdo do Portal. "O usuário vai ter um amplo espetro de textos, por meio da busca específica. Muitas vezes, um pesquisador não sabe que, em outra área, trabalhos ou resultados semelhantes ou complementares estão sendo desenvolvidos".

 

Para a implantação do metabuscador, foram adquiridas junto à empresa israelense ExLibris, ferramentas como o portal de bibliotecas MetaLib e o servidor de links contextuais SFX.. O Presidente do Grupo ExLibris, Matti Shem Tov, explica que a possibilidade de acessar simultaneamente uma grande variedade de informações, por meio da busca federada, terá um impacto direto na qualidade e na visibilidade dos trabalhos produzidos no Brasil. Tudo isso dará maior estatura e prestígio à pesquisa brasileira. "Na medida em que pesquisadores brasileiros se tornam mais reconhecidos internacionalmente, a indústria de pesquisa começará a contribuir para o desenvolvimento de toda a economia brasileira, tornando o financiamento das pesquisas subseqüentes ainda mais fácil", afirma Matti Shem Tov.

 

Infra-estrutura e gestão de informações

 

Outra novidade será a modernização da infra-estrutura do Portal de Periódicos, com a utilização de tecnologia de ponta no campo da gestão de informação. "Aqui nós temos uma prova eloqüente sobre o que a tecnologia da informação representa para o futuro da educação e da produção científica", destacou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele explica que, desde a sua criação, em 2000, o Portal de Periódicos sempre se mostrou compatível com as demandas e inovações da Sociedade do Conhecimento.

 

"O Projeto é um desdobramento natural dessa visão de que tecnologia de informação e comunicação pode aproximar pessoas e instituições que, no Brasil, geram conhecimento.", afirmou Nelson Simões, o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, instituição responsável pela implantação da infra-estrutura do Projeto. A parceria com a Capes prevê a aquisição de equipamentos de ponta e a hospedagem do novo Portal de Periódicos no Internet Data Center da RNP em Brasília.

 

O Projeto prevê ainda a criação de um layout, mais amigável e compatível com as necessidades do usuário e de uma nova forma de gerenciar o acesso ao Portal de Periódicos. Emídio Cantídio, explicou que os recursos contratados junto à ExLibris vão permitir que a Capes conheça melhor o perfil do usuário, por meio do uso de estatísticas, obtidas em tempo real. Essas informações poderão ser usadas pela Capes na hora de planejar os investimentos na aquisição de novos títulos e bases de dados e na renovação dos contratos com os editores internacionais.

 

Também será implantado um modo mais eficiente de gerenciamento do acesso ao Portal pelas instituições usuárias, que serão cadastradas diretamente pela Capes. Um sistema de autenticação federada vai permitir que o pesquisador vinculado a essas instituições possa utilizar o Portal de Periódicos de qualquer lugar do mundo, por meio de um sistema de login e senha.

 

Alguns recursos do Projeto, como a realização de metabuscas em todas as bases de dados e nos textos completos do Portal, já estão disponíveis, em caráter experimental, para as bibliotecárias de 11 instituições. Numa segunda fase, será aberto o acesso gradativo de todos os recursos do Novo Portal de Periódicos. A previsão é que ele esteja disponível a todos os usuários em julho de 2009.

 

(Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 19/11/2008