UFCG lança cadernos com análise das questões do Vestibular 2008

A coleção, publicada pela Comprov e pela Editora Universitária, explica os processos de elaboração e de avaliação das provas

Será lançada nesta sexta-feira, 21, pela Editora Universitária e pela Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da UFCG, a coleção Questões Comentadas do Vestibular UFCG 2008. Cada um dos quatro volumes é editado por área, com análises de todas as questões das nove disciplinas, referentes às duas etapas do concurso. O lançamento acontece a partir das 14h30min, no Centro de Extensão José Farias Nóbrega, no campus Campina Grande.

O objetivo da obra, de acordo com o presidente da Comprov, Marcos Gama, “é contribuir para a compreensão, por parte dos alunos, dos processos de avaliação e de elaboração das provas do concurso, demonstrando, ainda, que estão dentro dos parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio”. “Trata-se de um momento histórico”, avaliou, ao destacar que pouquíssimas universidades do país tomaram atitude semelhante.

Para o diretor da Editora Universitária, Antonio Clarindo, a iniciativa da Comprov se reveste da maior importância para o alunado do Ensino Médio de todo o estado da Paraíba. “Além de incentivar o estudo dos temas que são solicitados no Vestibular, demonstra a transparência do processo pelo qual são elaboradas e comentadas as questões”.

Ele prevê que a coleção deverá ser o produto editorial mais procurado, da atual produção da EDUFCG, uma vez que os preços serão perfeitamente acessíveis para os alunos do Ensino Médio. “O preço de cada volume será R$ 10, enquanto que o kit, com os quatro cadernos, sairá a R$ 30”, explicou.

Vinte e sete professores participaram da elaboração da obra, que foi organizada pelos professores Marcos Gama, Wilson Wouflan e Ireneide Gomes de Abreu. Os cadernos, que ficarão expostos no Hall do Centro de Extensão até as 17h30min, após o lançamento, já se encontram à venda na sede da Editora Universitária, na sala 04 do Centro de Extensão, e também poderão ser adquiridos pelo site http://www.ufcg.edu.br/~edufcg.

Produção de redação será explicada

Ao todo, 88 questões são avaliadas e corrigidas nos cadernos, com ênfase especial para a Redação, que é uma das maiores dificuldades dos candidatos. “Explicações sobre a produção dos textos mostram a maneira correta de se redigir qualquer tema, como desenvolvê-lo e ainda quais os maiores erros cometidos pelos candidatos, como por exemplo, fugirem do tema proposto ou confundirem o tipo de redação exigida na prova”, explica Gama.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 20/11/2008