Pesquisador Inglês dá curso na UEPB sobre meio ambiente e globalização

O professor Michael Redclift, da King's College de Londres, estará em Campina Grande (PB), a partir do próximo dia 24 de novembro, para ministrar um curso, na Universidade Estadual da Paraíba, sobre Meio Ambiente e Globalização. O curso do professor Redclift está associado ao Programa Diálogos de Saberes e ao Mestrado de Desenvolvimento Regional da UEPB/UFCG, recém recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e em processo de implantação.

Sob a coordenação da professora Marcionila Fernandes, Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, a iniciativa é destinada a alunos e professores de graduação e pós-graduação com interesse em questões como desenvolvimento sustentável, mudanças ambientais globais, segurança alimentar e cultura de consumo. Redclift tem livros e artigos científicos publicados em várias partes do mundo e já coordenou pesquisas sobre esses temas em países como Espanha, México, Equador, Peru e no próprio Reino Unido. O curso é gratuito, com vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas na Secretaria da PRPGP.

O conteúdo das aulas, de acordo com o professor, examina as origens intelectuais e os objetivos do ambientalismo e da globalização, avança sobre os diferentes paradigmas que ajudam a definir perspectivas ambientais (construção social, realismo crítico, biocentrismo, ecologia política) e avalia o agravamento do risco ambiental em decorrência do avanço do capital transnacional. As aulas serão realizadas nos dias 26, 27 e 28 de novembro e nos dias 3 e 4 de dezembro, das nove às onze da manhã,e das duas e meia às quatro e meia da tarde.

Currículo

As pesquisas feitas pelo professor Redclift incluem desenvolvimento sustentável, mudança ambiental global, segurança ambiental e o moderno sistema alimentar. Em 2006, completou um grande estudo comparativo de sociedades fronteiriças e suas relações com o meio ambiente, publicado pela editora do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT Press).

Michael foi o primeiro diretor do programa Global Environmental Change, do Economic and Social Research Council (ESRC) - conhecido conselho de pesquisa econômica e social do Reino Unido, entre 1990 e 1995. Atualmente, Redclift é professor de Política Ambiental Internacional, no Departamento de Geografia no King's College, Londres. Em 2006, ele foi o primeiro a receber o Prêmio Frederick Buttel, da International Sociological Association, pela "importante contribuição ao conhecimento internacional em sociologia ambiental".

Outras informações sobre Michael Redclift: http://www.kcl.ac.uk/schools/sspp/geography/people/acad/redclift/

(Cidoval Morais de Sousa - UEPB)

Data: 21/11/2008