Rede Universia lança portal que aproxima pesquisas das necessidades empresariais

Innoversia conecta empresas às soluções tecnológicas propostas por pesquisadores e cientistas

A Rede Universia lançou o Innoversia (http://www.innoversia.net), portal especialmente criado para vincular as necessidades de inovação tecnológica das empresas com as capacidades dos pesquisadores e cientistas de toda a Ibero-América.

No Innoversia, as empresas publicam suas necessidades de desenvolvimento tecnológico e inovação para que pesquisadores e cientistas proponham soluções, pelas quais poderão receber remuneração se forem aceitas.

O portal foi criado especialmente para todas as empresas que buscam soluções inovadoras para seus problemas tecnológicos e também para pesquisadores, cientistas, inventores e todos aqueles com capacidade de desenvolvimento criativo para resolução de problemas globais. Todos os interessados nas demandas das empresas poderão cadastrar-se gratuitamente no portal e recebê-las em seu e-mail.

O funcionamento do Innoversia é bastante simples e sempre atualizado:

1. A empresa que apresenta uma necessidade tecnológica ou um problema a ser solucionado, publica uma solicitação no portal Innoversia.

2. Pesquisadores e inventores propõem suas soluções por meio desse portal.

3. A empresa verifica as propostas e escolhe a mais indicada para a sua necessidade.

4. Quem for escolhido será informado, para que pesquisador e empresa firmem um acordo para a realização do projeto.

5. A empresa adquire o projeto, produto ou serviço para solucionar seu problema.

6. O escolhido recebe a remuneração acordada, bem como os créditos pela idéia e pela realização do projeto.

"No Universia, procuramos incentivar o vínculo entre as universidades e a vida empresarial, e o Innoversia é um esforço que busca divulgar a inovação e a capacidade do mundo universitário e científico de toda Ibero - América. Já temos casos de sucesso no Chile e na Argentina com empresas multinacionais e, nos próximos meses, esperamos aumentar o número de usuários do portal que estejam satisfeitos" disse Javier Sagi-Vela, Diretor Geral da Universia Holding.

Para Alina Correa, diretora geral do Universia Brasil, o Innoversia trará benefícios para os dois lados. "O meio acadêmico desenvolverá sua produção de licenças e patentes de pesquisas científicas e o meio empresarial encontrará soluções criativas com pesquisas aplicadas.".

A Neos, empresa chilena dedicada à transferência tecnológica, foi o escritório encarregado da construção do Innoversia. Graças à tecnologia de ponta utilizada no desenvolvimento da plataforma do portal, é possível obter um sistema otimizado para incentivar a interação entre as empresas e pesquisadores de forma rápida e segura, evitando problemas e obtendo resultados importantes.

Acesse: http://www.innoversia.net

(Assessoria de Comunicação do Universia)

Data: 21/11/2008