Pesquisador da UFCG participa de workshop no Japão

Evento integra as atividades de cooperação para a implantação da TV Digital no Brasil

Integrando uma equipe brasileira de 15 pesquisadores da área de Tecnologia da Informação (TI), encontra-se no Japão, desde o último sábado, dia 22, o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Elmar Uwe Melcher.

Juntamente com a equipe, ele participa, durante toda esta semana, nas cidades de Tokyo e Kyoto, de um workshop promovido pelo Grupo de Trabalho Conjunto (GTC) Brasil-Japão, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O evento integra as atividades de cooperação do GTC para a implantação da TV Digital no Brasil e reúne cientistas de diversas universidades e instituições governamentais, brasileiras e japonesas, além de empresas da área tecnológica. “É o início de um trabalho de cooperação tecnológica, que pretendemos expandir para outras áreas, além da TV Digital”, explica Melcher, que é natural de Stuttgart, na Alemanha.

No Brasil desde 1993, ele é professor titular do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG, onde desenvolve pesquisas no Laboratório de Arquitetura Dedicadas (LAD). Coordenou o projeto do decodificador de vídeo MPEG-4, no âmbito da Rede Brazil IP, considerado pelo CNPq, em 2005, o melhor projeto técnico-científico do Brasil, e vencedor, em 2006, do prêmio Best Design IP/SoC, em conferência internacional realizada na França.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 24/11/2008