UFCG estuda implantação de Universidade Aberta da Terceira Idade

Idealização do projeto faz parte do plano de ações do Piati para 2009

A criação de uma universidade destinada ao público idoso de Campina Grande e região faz parte do plano de ações do Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (Piati), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), para o exercício de 2009. A idéia da implantação foi amplamente discutida no IV Seminário Interno Piati/UFCG – Velhice, Violência, Conquistas e Desafios no Brasil Atual, realizado nesta terça-feira, 25, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

A professora e enfermeira Célia Pereira Caldas, atualmente vice-diretora da Universidade Aberta da Terceira Idade do Rio de Janeiro, (UNATi-RJ), veio exclusivamente falar sobre a importância da criação da universidade para idosos e iniciar o processo de parceria com a UFCG para a sua implantação. Célia participou na parte da manhã da mesa-redonda  Programas de Inserção Social das Pessoas Idosas em Instituições de Ensino Superior: História do Piati-UFCG e da UNATi.

Em suas explanações ela destacou o quanto a UNATi tem contribuído para melhorar a vida de milhares de idosos no Rio de Janeiro, uma vez que os valores priorizados pela instituição em seus cursos, sejam nos de extensão, graduação ou pós-graduação, são: participação, solidariedade e humanização. “Esses preceitos são fundamentais para melhorar a auto-estima dos idosos e inseri-los dentro do processo de crescimento e produtividade acadêmica no país”, declarou.

A UNATi-RJ beneficia hoje cerca de quatro mil idosos, com cursos de extensão e de graduação. A instituição, que faz parte da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), também oferece cursos de especialização, mestrado e doutorado nas áreas de Geriatria e Gerontologia (estudos do processo de envelhecimento que priorizam as perspectivas interdisciplinares dos idosos) para estudantes de outras faixas etárias.

Instituição será a terceira do Brasil

Atualmente, a instituição fluminense tem parceria apenas com uma universidade do Maranhão. Se a parceria com a UFCG der certo essa será a terceira instituição criada com o mesmo objetivo no Brasil. De acordo com a vice-coordenadora do Piati/UFCG, Keila Queiroz da Silva, caso a parceria seja firmada, mais de 3 mil idosos já beneficiados com as ações do Programa (nas áreas de saúde, oficinas de artes, reciclagem e música e projetos de extensão), serão contemplados com os cursos que passarão a ser oferecidos na “UNATi-CG”.

A idéia, como frisa Keila, é concluir os levantamentos para a implantação até o início de 2009 para que a criação já seja concretizada e as atividades iniciadas já no segundo semestre. “Estamos fazendo estudos levando em conta, inclusive, o número de servidores da UFCG já aposentados, que poderão usufruir desses benefícios”, disse. Se a Universidade for criada funcionará em parceria com o Piati e professores do Rio de Janeiro poderão vir ministrar aulas em Campina Grande.

O Piati tem desenvolvido muitas ações em prol das pessoas da terceira idade em Campina Grande e áreas circunvizinhas. Coordenado pela professora Carmem Verônica de Almeida Ribeiro Nóbrega, o programa vai realizar no início do próximo ano um curso de Cuidadores de Idosos. “Nossa intenção é preparar pessoas para ajudar a cuidar do público idoso, com capacitação, humanização e atenção especial”, comenta Keila.

Seminário

Durante o IV Seminário Interno do Piati/UFCG, além das palestras e mesa-redonda, foram lançados o livro “Os Marcadores convencionais: mediadores na definição dos significados dos temos científicos na matemática no contexto oral do professor”, da professora Zélia Maria de Arruda Santiago, e a cartilha “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Projeto Atenção à Saúde em Grupos de Idosos, do PiatiI/UFCG, apresentado pela professora Benedita Edina da Silva Lima Cabral. O evento aconteceu durante todo o dia, com a participação de diversos professores e envolvidos no Programa da Terceira Idade, além de vários idosos atendidos pelo programa.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 26/11/2008