UFCG participa do INTC de Estruturas Inteligentes em Engenharia

CNPq aprovou a criação de 101 institutos nacionais de Ciência e Tecnologia

O CNPq divulgou, na semana passada, a relação dos projetos contemplados pelo Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INTC). Foi aprovada a criação de 101 institutos, sendo que o funcionamento de cada um deles envolve a participação de várias instituições.

É o caso do INCT de Estruturas Inteligentes em Engenharia (EIE), proposto pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com a participação ativa da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica da UFCG, através do Laboratório Multidisciplinar de Materiais e Estruturas Ativas (LaMMEA).

O laboratório é coordenado pelo professor Carlos José de Araújo, que será um dos membros do comitê gestor do novo instituto. “O objetivo é compor uma rede de pesquisa voltada ao estudo de sistemas estruturais avançados, incorporando o conceito de materiais e estruturas inteligentes”, explica Araújo.

Materiais inteligentes são estruturas que podem ter suas características físicas controladas mediante alterações de certos parâmetros ambientais ou operacionais. Podem ser utilizadas em diversos equipamentos, tais como veículos aeroespaciais, terrestres e aquáticos, estruturas de construção civil e off-shore, máquinas e equipamentos industriais, dentre outros.

A UFCG é a única instituição do Norte-Nordeste a participar do INCT-EIE, que também contará com parcerias de várias instituições nacionais (Embraer, UFRJ, ITA, UnB e USP) e internacionais (Virginia Polytechnique and State University - EUA, Carleton University - Canadá, Dynamics Research Group - Reino Unido, e Institut Supérieur de Mécanique de Paris - França).

As 101 propostas aprovadas receberão financiamento por até cinco anos. Os recursos para os três primeiros anos já estão garantidos, e somam cerca de R$ 520 milhões, aí incluídos R$ 30 milhões em bolsas que serão concedidas pela Capes e os novos recursos aportados pelo Ministério da Saúde.

O LaMMEA receberá, no três primeiros anos, aproximadamente R$ 350 mil, dos quais R$ 100 mil serão destinados à ampliação das instalações físicas.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 02/12/2008