Aprovada criação na UFCG do INTC para o Controle das Intoxicações por Plantas

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia é um dos 101 anunciados pelo CNPq e terá sede no campus Patos

A UFCG foi a única instituição da Paraíba, e uma das seis da região Nordeste, escolhida pelo CNPq para sediar um dos 101 novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), anunciados na última quinta, 27, em Brasília.

O INTC para o Controle das Intoxicações por Plantas, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da UFCG, campus Patos, conseguiu reconhecimento internacional pela importância das pesquisas realizadas no semi-árido do Nordeste e nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Liderado pelo pesquisador e professor, Franklin Riet-Correa, da Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, o projeto é a consolidação de um grupo de pesquisa criado em 2002, sob a coordenação da pesquisadora Rosane Medeiros, com a cooperação de diversas instituições brasileiras e do exterior. Em seis anos, os pesquisadores conseguiram publicar mais de 80 trabalhos em revistas científicas internacionais, além de dois livros sobre a temática.

O grupo já conseguiu diagnosticar cerca de 20 novas intoxicações por plantas, em animais, sendo a maior parte delas na região do semi-árido. Os pesquisadores ainda participaram ativamente da criação e consolidação do curso de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária do CSTR e da recente criação do curso de doutorado, dentro do mesmo programa.

Segundo o professor Riet-Correa, entre 2005 e 2008 o grupo coordenou o projeto dos Institutos do Milênio, intitulado Tecnologias Aplicadas ao Controle das Intoxicações por Plantas em Herbívoros no Brasil e Estudo das Plantas Tóxicas nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que consistiram na primeira versão dos INCT.

“Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia são projetos interinstitucionais de pesquisa que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, pela sua característica de terem um foco temático em uma área de conhecimento, para o desenvolvimento a longo prazo, e pela complexidade maior de sua organização e porte financeiro”, esclarece o pesquisador.

O INTC para o Controle das Intoxicações por Plantas é formado por 14 instituições nacionais (11 Universidades, 2 Institutos Estaduais de Pesquisa e a EMBRAPA) e duas Instituições internacionais: o USDA-ARS Poisonous Plant Research Laboratory, em Logan (EUA), e o CSIRO Livestock Industries, da Austrália.

Além do coordenador Riet-Correa e da vice-coordenadora, Rosane Medeiros, o instituto envolve 32 pesquisadores nacionais e 6 internacionais. Os principais objetivos são desenvolver técnicas de controle das intoxicações por plantas em animais de produção e estudar as intoxicações nas regiões Nordeste, Centro-oeste e Norte.

Entre as técnicas desenvolvidas, a seleção de cultivares ou variedades não ou menos tóxicas, o desenvolvimento de vacinas para a profilaxia das intoxicações e de técnicas de aversão alimentar condicionada  e o isolamento de bactérias capazes de hidrolisar substâncias tóxicas. De acordo com Riet-Correa, as plantas tóxicas causam perdas econômicas muito importantes no Brasil, onde se conhecem 122 plantas tóxicas. Anualmente, elas causam a morte de 975 mil a 1,3 milhões de bovinos, causando um prejuízo de US$ 243 a US$ 341 milhões anuais.

Evento

Em reconhecimento do prestígio internacional do grupo envolvido no INCT para o Controle das Intoxicações por Plantas, da UFCG, a comissão organizadora do Internacional Symposium on Poisonous Plant, evento realizado a cada 4 anos, desde 1977, em países de língua inglesa, decidiu promover a 80ª edição na Paraíba. O 80º  International Symposium on Poisonous Plants acontecerá em João Pessoa, de 4 a 8 de maio do próximo ano.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 03/12/2008