Três projetos da UFCG são aprovados pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia

Lista foi divulgada na última quarta-feira. Instituição teve o maior número de projetos selecionados

Doze projetos, de várias instituições, foram aprovados pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CECT) e poderão receber financiamento do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia. A instituição com o maior número de projetos aprovados - três - foi a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Para receber os recursos, avaliados em R$ 1,5 milhão, os projetos ainda vão se submeter ao enquadramento legal da Lei Estadual N°. 8.514, de 23 de abril de 2008, que trata da criação e normatização o Fundo de Ciência e Tecnologia. Após essa etapa, estarão aptos a receber o financiamento, cujo valor será distribuído de acordo com a necessidade de cada um. A lista dos projetos foi divulgada no Diário Oficial da Paraíba na  última quarta-feira, 3.

Da UFCG, foram aprovados os projetos: Obtenção de Biodiesel a partir da Mistura dos Óleos de Mamona, Milho e Algodão, através da Aplicação de Catalizadores Homogêneo e Heterogêneo, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (campus Campina Grande); Cultivo da Tilápia Oreochromis  Nilopicus (Linhagem Chitralada) em Tanques-Rede para a Comunidade de Pescadores do Açude de Boqueirão do Cais (campus Cuité)  e Uso de Tecnologias Sociais no Desenvolvimento de Produtos Artesanais a partir da Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduos Sólidos, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais (campus Campina Grande).

O projeto sobre o biodiesel tem o objetivo de criar um sistema de armazenamento de óleos da mamona, do milho e do algodão para sustentar a cadeia produtiva do biodiesel quando a produção de uma dessas três cultivares não estiver no período de colheita.

Já os estudos do cultivo da tilápia, desenvolvidos em parceria com o Programa de Estudos e Ações Para o Semi-Árido (Peasa), pretende fortalecer a produção do peixe em tanques-rede na região. No caso da coleta seletiva e reciclagem, a idéia é diminuir o impacto ambiental e intensificar a economia local, com a criação de empregos a partir do surgimento de empresas recicladoras.

Além da UFCG, tiveram projetos aprovados pelo CECT, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão; Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB / CGE); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB /CGE); Sebrae-PB e IEL/FIEP.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 05/12/2008