topo_cabecalho
Artigo - Metrologia elétrica

Por Benedito Antonio Luciano

 

No período de 17 a 19 de junho de 2009 será realizado em João Pessoa o 8º Seminário Internacional de Metrologia Elétrica – VIII SEMETRO. A escolha do local se deu a partir de uma proposta formulada pelo professor Dr. Raimundo Carlos Silvério Freire, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, por ocasião do VII SEMETRO, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro e 2007, em Belo Horizonte.

 

Tradicionalmente, o termo metrologia esteve relacionado com os pesos, medidas e sistemas de unidades de todos os povos, antigos e atuais. Em termos práticos a metrologia pode ser entendida como o ramo da ciência relacionado com as medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que assegurem a exatidão exigida nos processos produtivos.

 

De acordo com o material de divulgação elaborado pelo Comitê Organizador do VIII SEMETRO, o propósito desse evento é fortalecer o desenvolvimento da metrologia e da instrumentação elétrica, principalmente no Brasil e na América Latina, congregando pessoas e entidades para produzir conhecimento e cultura científicos, fomentando o intercâmbio de especialistas e pesquisadores do País e do exterior.

 

Embora intitulado Seminário Internacional de Metrologia Elétrica, o SEMETRO é um evento científico que atrai a participação de pesquisadores das áreas de física, química, engenharia mecânica, biologia, medicina e estatística. Particularmente no que diz respeito ao VIII SEMETRO, esses pesquisadores podem submeter artigos que se enquadrem nos seguintes temas: Educação em medição  e instrumentação elétrica; Automação, validação e produtividade em metrologia elétrica; Padrões, calibração, técnicas, métodos e procedimentos de medição; Instrumentação eletro-eletrônica; Gestão da qualidade em laboratórios de calibração e ensaios; Medições  magnéticas e compatibilidade eletromagnética; Medições de altas tensão e altas correntes; Metrologia quântica; Medições de tempo e freqüência; Sistemas de medição e calibração via Internet; Novas tecnologias utilizadas na metrologia elétrica (Biotecnologia, Nanotecnologia e Levitação magnética); Medições para sistema de identificação e controle; Rastreabilidade e comparações interlaboratoriais; Medição de potência e energia elétrica; Sensores e transdutores; Metrologia elétrica nas áreas de saúde, telecomunicações e robótica; Ferramentas matemáticas e estatí­sticas para metrologia.

 

Os interessados em submeter trabalhos, participar ou obter informações mais detalhadas sobre o evento podem consultar o seguinte endereço eletrônico: http://www.inmetro.gov.br/semetro.

 

 

Benedito Antonio Luciano é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG


Data: 05/12/2008