Ministério da Cultura aprova projeto da UFCG

Museu do Homem do Curimataú será implantado em Cuité

Implementar programas de preservação e produção da memória do Curimataú paraibano é o objetivo do projeto “A construção da Memória Social para o Museu do Homem do Curimataú”, elaborado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e aprovado esta semana pelo Ministério da Cultura, dentro do Programa de Extensão Universitária (ProExt Cultura).

Com financiamento de R$ 30 mil, o projeto será coordenado pelo professor Ramilton Marinho, do Centro Educação e Saúde (CES), campus Cuité, e integrará a UFCG, Secretaria Municipal de Educação, escolas de ensinos fundamental e médio, a rádio comunitária da cidade de Cuité, além de representações sociais, através da implantação do Museu do Homem do Curimataú, projeto do CES aprovado recentemente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A coordenadora geral de Extensão, Nadege Dantas, disse que a aprovação representa uma conquista para a extensão na UFCG, uma vez que amplia e fortalece a interação entre a universidade e os ministérios, além de estimular uma política cultural inclusiva que busca preservar a memória artístico-cultural da região.

A lista som os 72 projetos aprovados está disponível no site www.proext.com.br.

ProExt Cultura

O Programa de Extensão Universitária  é um programa dos Ministérios da Cultura e da Educação realizado com a colaboração da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del Rei (FAUF) e que apóia – com até R$ 30 mil – projetos culturais de extensão universitária realizados em instituições públicas voltados à inclusão social e que contribuam para a implementação de políticas públicas culturais.

Os projetos apresentados, além de obedecerem às diretrizes de natureza acadêmica, prático-metodológicas e de relação com a sociedade, são vinculados a um dos cinco eixos temáticos: Memória social e patrimônio; Economia da cultura e empreendimentos culturais autogestionários; Leitura e cidadania; Inovação de linguagem; e Produção de conteúdo audiovisual e linguagens alternativas.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 12/12/2008