Ministro Sergio Rezende garante apoio às universidades federais

Ele participou de seminário com reitores de universidades públicas promovido

nesta quarta-feira pela Andifes

"O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) sempre vai apoiar o papel das universidades federais no desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica", garantiu nesta quarta-feira (10) o ministro da pasta, Sergio Rezende, no seminário com reitores de universidades públicas em Brasília

(DF).

Promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a iniciativa teve o tema Educação, Ciência e Tecnologia e o Desenvolvimento do Brasil.

"O MCT contribui para o papel do estimulo à pesquisa, ensino e a divulgação científica", disse Rezende, exemplificando as ações promovidas pelo Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PAC,T&I - 2007/2010). O ministro explicou que essa iniciativa tem quatro prioridades e 21 linhas de ação. Além disso, articula, de maneira transversal, com outros planos ministeriais, como o da Educação e Saúde.

Outros pontos destacados por Rezende residem no investimento, entre outras iniciativas, nas empresas e nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), anunciados recentemente pelo ministro. Neste primeiro momento, foram criados 101 INCTs, que estão funcionando nas cinco regiões do país.

O Norte sedia oito institutos, que receberão R$ 42 milhões; no Nordeste, 14 institutos terão R$ 59 milhões; no Centro-Oeste, três instituições terão recursos de R$ 18 milhões; na região Sul os 13 institutos selecionados recebem R$ 53 milhões, e no Sudeste, onde se encontram 63 unidades - o maior número de sedes - o aporte chega a R$ 319 milhões.

Os recursos oriundos do governo federal, segundo Rezende, estão garantidos, pois existe a promessa de não contingenciar as verbas para a ciência e tecnologia. "Claro que estamos alertas para o cenário internacional e o Congresso Nacional poderá mexer no orçamento do ano que vem. Entretanto, o

governo federal vem trabalhando junto ao Senado e a Câmara dos Deputados para que isso não ocorra", disse.

Proinfra

O secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Elias, destacou, na sua apresentação do PAC,T&I - 2007/2010, o anúncio de investimentos de R$ 420 milhões em instituições públicas de pesquisa e ensino superior de todo o País. Segundo ele, este é o maior volume de recursos disponibilizado pelo MCT, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para o Programa de Infra-estrutura (Proinfra), nos últimos sete anos. De 2001 a 2007, o investimento no setor chegou a R$ 819,7 milhões.

A primeira chamada, no valor de R$ 360 milhões, apoia projetos de criação, modernização e recuperação de laboratórios de instituições de ensino e pesquisa. Para a segunda chamada serão disponibilizados R$ 60 milhões para implantação e modernização da infra-estrutura de pesquisa de novas instituições, criadas a partir de 2002, e de campi regionais, ou seja, aqueles com sede fora dos grandes centros urbanos. Esse edital atende a política do Ministério da Educação de atrair doutores para o interior do Brasil.

Nas duas chamadas, pelo menos 30% dos recursos devem ser aplicados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os recursos dos editais são do Fundo Setorial CT-Infra e serão usados, basicamente, para pagamento de despesas com obras e aquisição de equipamentos. A liberação do financiamento ocorre no decorrer de três anos, a partir de 2009.

(Assessoria de Comunicação do MCT)

Data: 11/12/2008