Reitores conhecem projeto da Unila

Reitores de instituições federais de educação superior conheceram na terça-feira, dia 9, o projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O presidente da comissão de implantação da universidade, professor Hélgio Trindade, participou pela primeira vez de reunião do Conselho do Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O encontro abre uma etapa de aproximação da Unila com as universidades federais.

Uma das propostas do encontro, apresentada ao presidente da Andifes, Amaro Lins, reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi a realização de reuniões da comissão de implantação com representantes regionais da entidade para discutir formas de parceria e cooperação com instituições de educação superior do Brasil e de países da América Latina. “O encontro permitiu a aproximação da Unila com suas irmãs de todo o Brasil. Apesar de ser uma instituição com vocação para a integração latino-americana, ela fará parte do sistema das universidades federais brasileiras”, disse Trindade.

O Projeto de Lei nº 2.878/08, que cria a Unila, está em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta é criar uma instituição bilíngüe (português e espanhol), em ciências e humanidades, destinada a formar estudantes que contribuam para a integração e o desenvolvimento da América Latina. A Unila terá sede em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira de Argentina, Brasil e Paraguai. Após aprovada, deverá, em cinco anos, contemplar dez mil alunos e contratar 500 professores. Metade dos alunos e dos professores será composta por brasileiros.

(Assessoria de Imprensa da Unila)

Data: 12/12/2008