Representantes de instituições de ensino e pesquisa iniciam testes do Novo Portal de Periódicos

Representantes de doze instituições de ensino e pesquisa, além de duas bibliotecárias da equipe de help desk do Portal de Periódicos, participaram, no dia 9 de dezembro, de uma reunião na Capes. O objetivo foi explicar o Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal e iniciar a primeira fase da sua implantação, envolvendo os testes das ferramentas de metabusca, Metalib e SFX.

Com o Projeto, a Capes pretende lançar um Novo Portal de Periódicos, capaz de potencializar o acesso e o uso das informações científicas já disponíveis. Ele prevê a implantação de um metabuscador, que permite ao usuário acessar, em uma única consulta por autor, assunto ou palavras-chave, diferentes bases de dados assinadas pela Capes. Está previsto ainda o lançamento de um novo layout com acesso customizado às informações do Portal, além de ferramentas para a gestão dos usuários e dos investimentos feitos pela Capes na aquisição de novos títulos.

Para participar dos primeiros testes foram selecionadas bibliotecárias de oito Instituições de Ensino Superior federais (UFG, UFMG, UFRN, UFPA, UFPE, UFRGS, UFSC e UnB), de uma instituição estadual (USP), de duas instituições privadas (UCB e PUC-RS), de uma instituição de pesquisa (Embrapa), além de helps desks da Capes que atuam nas regiões Sul e Sudeste. A escolha seguiu alguns critérios, como número de acessos ao Portal, a participação nas atividades de treinamento e difusão da ferramenta, além da inclusão no Projeto de instituições sediadas em todas as regiões do Brasil.

A Coordenadora-Geral do Portal de Periódicos, Elenara de Almeida, explica que a parceria com essas instituições não deve se limitar aos testes do metabuscador. A idéia é que elas atuem no desenvolvimento de todos os recursos que vão integrar o Novo Portal de Periódicos. Segundo Elenara, o trabalho junto às bibliotecárias e com os demais usuários dessas instituições vai ajudar a Capes a construir um produto mais próximo das necessidades dos pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

"Essa parceria mostra todos os esforços da Capes no desenvolvimento de um Portal que atenda às necessidades do usuário e a democratização do acesso à informação científica", explica Rejane Klaes, bibliotecária da UFRGS e help desk do Portal de Periódicos na Região Sul.

Para Rejane, na medida em que o usuário se familiarize com as inovações propostas, será possível explorar ainda mais as funcionalidades do Portal de Periódicos. "Ele vai deixar de ser apenas uma estante eletrônica", afirma. Essa também a opinião de Maria Elizabeth da Costa, diretora da Biblioteca Central da UFMG. "O Novo Portal oferece uma interface mais dinâmica que vai ajudar muito o usuário".

Rosângela Arruda, bibliotecária da Embrapa, e Marilisa Castilho Oliva, da PUC-RS, contam que a demanda por uma ferramenta de metabuscas já era uma solicitação recorrente dos seus usuários. "Uma das coisas que eles mais me perguntam é: 'Como pesquisar no Portal por assunto?' A partir de agora, com essa nova ferramenta, será possível de uma única vez, em uma única busca, pesquisar várias opções de bases de dados", afirma Marilisa.

Já Adriana Hypólito, bibliotecária da USP, acredita que as inovações trazidas pelo Novo Portal vão aumentar o número de usuários, além da qualidade das consultas por informações científicas. "Às vezes, o usuário se prende a um certo editor porque ele tem muita facilidade dentro de uma interface. Tendo todas essas facilidades num Portal único e também o acesso simultâneo a várias bases, com certeza isso vai mudar o perfil e aumentar o uso das informações disponíveis no Portal".

Os testes com as ferramentas de metabusca pelos bibliotecários que participam dessa primeira etapa do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos devem ser realizados até fevereiro de 2009. Em março, o Novo Portal já estará disponível para avaliação pelos usuários dessas doze instituições. O acesso às demais instituições usuárias do Portal começa a ser liberado em julho do ano que vem.

(Assessoria de Comunicação da Capes)

Data: 15/12/2008