Recital de Natal itinerante percorre campus da UFCG

Estudantes do Projeto 25 Flautas, da Creduni, visitaram vários setores

Músicas natalinas, folclóricas e populares fizeram parte do repertório programado pelo grupo de alunos do curso de Flauta Doce, da Unidade de Arte e Mídia da UFCG, campus Campina Grande, apresentado na manhã desta sexta, 19, e na quinta, 18, em vários setores da Universidade. A apresentação do grupo, formado por quatro jovens de comunidades carentes de Campina Grande, foi coordenada pelo professor do curso de Arte e Mídia e músico Francisco de Assis Cunha, o “Chicão de Bodocongó”.

A visita dos futuros músicos começou na quinta-feira, percorrendo o Calçadão, Livros Lamartine, Atecel e Creduni. Na manhã desta sexta, o itinerário seguiu pelo Sindicato dos Aposentados, as pró-reitorias de Extensão e Pós-Graduação, o gabinete do Reitor e a Assessoria de Comunicação. As apresentações vão continuar ainda na segunda e na terça-feira da próxima semana, em outros setores do campus.

De acordo com o professor, os alunos começaram o curso em julho deste ano e a mostra musical itinerante nas áreas internas da instituição serviu para a divulgação de seus dotes artísticos. Essa primeira apresentação foi considerada um “espelho” (alunos repetindo as canções tocadas pelo professor). “Eles ainda estão em fase de aprendizagem, mas já demonstram muito talento em suas perfomances”, destacou Chicão.

No total, quatro alunos participaram da apresentação e fazem parte do Projeto 25 Flautas da Creduni. O curso dura em média seis semestres e os alunos ainda terão muito preparo para melhorar suas habilidades, com aulas de leitura, partitura e de música. Segundo ainda Chicão, o projeto pode contemplar ainda mais pessoas e as inscrições são abertas permanentemente. “Nós também aceitamos doações de instrumentos (flauta doce) para ampliar o número de ofertas aos alunos”, declarou. As flautas podem ser soprano, contralto, tenor e baixo.

(Rosângela Araújo- Ascom/UFCG)

Data: 19/12/2008